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2 fatos que você precisa saber sobre o cérebro do consumidor!

Não sei se você sabe, mas na última semana comemoramos datas super importantes para o Neuromarketing! Além de ter sido a Semana do Cérebro, que tem uma enorme relevância para a Neurociência, contamos também com uma data relevante para o mercado: o Dia Internacional do Consumidor.

Por isso, resolvi compartilhar com você alguns conhecimentos sobre o cérebro do consumidor que fomos adquirindo ao longo desses anos de atuação no segmento de Neuromarketing dentro do Brasil. Você pode aplica-los ao seu negócio agora!

– Você conhece as falsas memórias?

As falsas memórias são mais simples de entender do que se pode imaginar. Elas são literalmente falsas lembranças construídas pelo cérebro humano. Isso acontece porque ao recuperarmos uma memória, frequentemente nós adicionamos ou removemos algumas informações dessa mesma memória, fazendo com que nem sempre ela seja 100% um retrato fiel do que realmente aconteceu.

Agora, você consegue imaginar que o consumidor pode formar falsas memórias com relação a sua marca? Pois eu te digo que isso acontece. Em um de nossos projetos, descobrimos que a comunicação criada por nosso cliente estava funcionando muito bem, mas para o concorrente! Isso porque a comunicação estava sendo associada ao concorrente e não ao nosso cliente, e isso é uma espécie de falsa memória!

Nesses casos, é necessário saber quais aspectos de comunicação são capazes de reforçar na cabeça do consumidor que ela está ligada à sua marca, e não a do concorrente.

Saiba mais sobre o estudo aqui!

– Como tomamos nossas decisões.

Todos nós temos dois sistemas operantes no nosso cérebro, o sistema 1 e o sistema 2. O que já se sabe é que, na maioria dos momentos de compra, o sistema 1 é o que está tomando conta de nós, com isso nossas decisões acabam sendo tomadas de maneira mais rápida do que imaginamos, e de forma inconsciente. E isso já é mais que comprovado!

Esse conhecimento se aplica, principalmente, a uma parte muito específica do marketing: O PDV (Ponto de Venda). É aí que surge toda a preocupação com embalagens chamativas e PDVs mais elaborados, isso porque naquele momento, o consumidor tem pressa e não tem tempo para racionalizar muito sobre suas decisões. Quanto mais envolvente você for, maior a chance de o consumidor optar por seu produto no momento de compra!

Veja um de nossos projetos para embalagem e PDV clicando aqui.

Existem milhares de descobertas sobre o cérebro do consumidor que eu poderia abordar aqui hoje, mas vou deixar para uma próxima. Se você quiser saber como as metodologias de neurociência do consumo trabalham para fortalecer toda sua estratégia de marketing, entre em contato com a gente!

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