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3 dicas de Neuromarketing para aprimorar o design

Uma coisa é fato: com o desenvolvimento dos estudos de neurociência do consumo e com o descobrimento de como funciona nosso processo de decisão de compra, traçar estratégias de marketing pareceu um pouco mais difícil. Por outro lado, o neuromarketing é capaz de agregar um conhecimento único às diversas áreas do marketing, inclusive a de design e criação! E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Li um artigo do Warc recentemente, que me mostrou que o design de websites, imagens e embalagens de produtos devem ser tópicos que merecem a atenção dos profissionais de marketing. Vamos às dicas do dia 🙂

1) A importância de CHAMAR ATENÇÃO!

Nesse caso, essa dica é aplicada a qualquer tipo de design, seja uma embalagem numa gôndola cheia de concorrentes, seja um website ou uma página de revista. Hoje, o neuromarketing é capaz de utilizar metodologias (como o eyetracking) para mapear a visualização do consumidor, o que é muito positivo, pois normalmente o que ele olha primeiro, ou continua observando por um tempo razoável é o que mais chamou sua atenção.

Agora que já descobrimos que na maioria das vezes estamos sendo comandados pelo sistema 1, e tomamos nossas decisões de maneira rápida e inconsciente, chamar atenção do consumidor é mais que necessário. Concorda?

Diante disso, no artigo, os estudiosos bateram o martelo: invista em formas diferentes, letras em bold e cores que fujam dos tons pastéis… Mas é claro, pense em sua categoria de mercado e em suas características. Existe algum padrão visual dentro dela? Tome cuidado para não fugir do familiar, e fazer com que o inovador cause um comportamento de afastamento no seu consumidor, por conta da estranheza!

2) Construindo imagens que os consumidores compartilhem

Uma coisa que toda marca deseja é estar sendo compartilhada nas redes sociais de seus consumidores, e sendo propagada positivamente. Mas para construir imagens que possam ser virais, é necessário entender o que estimula os consumidores a compartilhar essas imagens! E o que seria?

No estudo em questão, foi descoberto que imagens mais humorísticas são capazes de despertar emoções positivas nos consumidores, fazendo com que eles as compartilhem.

3) Design de websites

Nossos cérebros são capazes de decidir muito rapidamente se gostaram de um produto ou website. Isso é o que diversos psicólogos e estudiosos chamam do efeito de primeira impressão, que se baseia na impressão visual que os consumidores tiveram naquele primeiro momento, sem levar em conta o conteúdo do site.

Inclusive, a primeira impressão direciona os julgamentos seguintes dos consumidores. Ou seja, se for negativa, os próximos julgamentos daquela experiência tendem a ser igualmente negativos (e vice versa).

Depois de uma pesquisa realizada com EEG (para monitoramento das atividades cerebrais) e eyetracking (para análise do padrão de visualização), baseada na experiência dos consumidores em sites de varejo, os pesquisadores chegaram a algumas conclusões. Para construir um website efetivo em chamar atenção e fazer o consumidor continuar navegando, é preciso balancear o design limpo e prático, com a familiaridade que o consumidor tem com a categoria de produtos do site em questão. Assim como no tópico anterior, lembra?

Para resumir, quando o assunto é design é preciso ter em mente que é necessário:

– Balancear inovação com familiaridade do consumidor em relação a categoria

– Chamar atenção

– Causar boas primeiras impressões

– Conhecer o comportamento do consumidor!

Dúvidas? Entre em contato com a gente! 😉

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