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4 insights da neurociência para o Dia dos Namorados

Você já deve saber que quando nos apaixonamos nosso corpo libera diversas substâncias químicas que ativam reações físicas, certo? Dentre elas estão a dopamina,  adrenalina e oxitocina.

A dopamina cria sentimentos de euforia, enquanto a adrenalina é responsável pela agitação do coração. Já a oxitocina, além de ter o poder de nos deixar mais generosos, é capaz de nos deixar mais suscetíveis à publicidade. Dessa maneira, o clima de paixão no ar cria uma oportunidade muito importante para a publicidade e é por isso que o mês de junho marca a última grande data comercial/comemorativa do primeiro semestre: o Dia dos Namorados.

A data possui grande força comercial e apelo emocional e as marcas lançam mão de estratégias para alcançar o consumidor. Dentre as principais estão as promoções, os novos lançamentos e é, claro, o investimento em propaganda.

Neste momento, todos precisam estar preparados para disputar pela atenção do consumidor que está sensibilizado pelo momento e frequentemente abordado por inúmeras propagandas (principalmente no pré-copa).

Para vencer o desafio de se destacar da concorrência e gerar um impacto efetivo no espectador, é preciso entender quais as estratégias empregadas pelas marcas estão sendo eficientes em atingir o público.

Por isso, resolvi reunir para vocês algumas estratégias, presentes no nosso banco de dados BRAIN, que foram capazes de chamar atenção, emocionar e ficar na memória do consumidor em uma data tão relevante como essa para o mercado. Vamos lá?

  • Storytelling

Já pensou em contar boas histórias para os apaixonados? Nosso cérebro ama histórias! Ao entrar em contato com uma narrativa, nosso cérebro deixa de agir como um espectador e se torna um participante da ação, vivendo as histórias como se fosse real. Nossas sensações auditivas, visuais e motoras, por exemplo, são estimuladas e somos transportados para o mundo da história, tornando-a muito realista.

Além disso, uma vez envolvidos com a narrativa, tendemos a encaixá-la dentro de nossas próprias experiências e referências de vida. Por isso, o conteúdo transmitido em forma de história é mais facilmente armazenado pelo cérebro, quando comparado com uma simples informação.

Por isso, use e abuse de um bom storytelling, criando narrativas que sejam capazes de envolver o consumidor para o dia dos namoras!

  • Música

A música pode ser sua grande aliada para a comunicação no Dia dos Namorados! O uso de música em peças publicitárias é capaz de estimular a memória do público. Alguns estilos musicais, como os que possuem um ritmo mais marcado e uma melodia comum e repetitiva, tendem a contribuir para a resposta de memorização. Além disso, utilizar músicas populares, que sejam familiares entre seus consumidores, também são eficientes para chamar atenção e garantir que o conteúdo seja memorizado.

  • Humor

Estratégias de humor são uma ótima opção, inclusive para o dia dos namorados! O humor é um recurso que gera aproximação e sentimentos positivos no público. Por esse motivo, costuma ser bem recebido pelos espectadores, podendo gerar uma percepção positiva para a sua marca.

  • Sinceridade

Uma dica de ouro: seja transparente! Hoje, sabemos mais do que nunca que os consumidores buscam por mais autenticidade na comunicação. É possível, na propaganda, utilizar situações que fazem parte da rotina do seu público com sensibilidade, e dessa forma, emocioná-lo, impactando positivamente a percepção da sua marca no Dia dos Namorados.

Ainda com dúvidas? Olha essa matéria do Meio&Mensagem e dá uma olhada nas estratégias utilizadas pelas marcas para esse dia dos namorados!

E ai, gostou das dicas? Todas os exemplos são casos reais, presentes no nosso banco de dados, de marcas que utilizaram essas estratégias e foram capazes de obter sucesso! Espero que ao colocar em prática os exemplos acima você consiga de destacar frente aos concorrentes e impactar o seu consumidor nesta data. Sucesso!

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