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5 dicas do Neuromarketing para a criação de campanhas publicitárias

Na era da tecnologia, comunicar-se com seu consumidor tem se tornado cada vez mais difícil. Diante de todas as transformações pelas quais o mundo tem passado, podemos dizer que conseguir alguns segundos da atenção do consumidor pode definir o sucesso de uma estratégia comunicação. E se o pouco tempo de atenção que conseguimos for suficiente para criarmos um vínculo emocional, podemos ter certeza que estamos indo pelo caminho certo.

Diferentes estratégias foram desenvolvidas para tentar acompanhar todo esse avanço tecnológico. Com isso, novas técnicas de pesquisa, cada vez mais precisas, têm sido utilizadas por profissionais de Marketing e Comunicação para entender os desejos e as preferências mais profundas do consumidor. Dentre essas técnicas surge o Neuromarketing, capaz de analisar o inconsciente das pessoas, identificando aspectos implícitos, que não podem ser acessados através da pesquisa tradicional.

Especialista em Neuromarketing, a Forebrain já analisou a atividade cerebral e o padrão de visualização de mais de 1200 pessoas, que foram expostas a mais de 740 horas de conteúdo para TV. Após a análise de mais de 500 comerciais, separamos alguns aprendizados que podem ajudar na criação da sua próxima campanha publicitária.

1. Use personagens com quem o público se identifique

Criar empatia entre o seu consumidor e as personagens do comercial é muito importante. Como nosso cérebro processa os elementos dos filmes da mesma maneira que processa estímulos reais, personagens com características familiares e situações cotidianas podem ser ótimas estratégias para criar essa conexão e despertar emoções.

2. Crie expectativas e traga soluções

Boas histórias são construídas a partir da criação de expectativas em relação ao que vai acontecer em seguida. Essa expectativa ajuda a prender a atenção do telespectador, enquanto a solução das situações criadas, geralmente, está associada a geração de emoções intensas.

3. Evite enredos muito complexos

Enredos muito complexos, de difícil compreensão, acabam fazendo com que o telespectador perca o interesse pela história. A ideia por detrás dos enredos mais simples é evitar que os consumidores precisem fazer muito esforço para entender o que está acontecendo. Mas tome cuidado, simples não significa monótono…

4. Seja inusitado e coerente

Situações e elementos inusitados se destacam em meio aos milhões de estímulos a que somos expostos, o tempo todo, e têm um alto potencial para atrair a atenção dos telespectadores. Mas lembre-se que chamar a atenção nem sempre é uma coisa boa! Se o estímulo for inusitado demais, pode acabar gerando uma sensação de estranheza e o afastamento do telespectador.

Além disso, elementos coerentes com o ambiente e com o restante do enredo estão associados a uma maior memorização, logo, estímulos inusitados e coerentes = alta atenção + alta memorização.

5. A marca deve ter uma função dentro da história

Como seria o seu comercial se a marca não tivesse sido mencionada? Bom? Então algo está errado… A marca deve ter uma função dentro da história que é contada. Se ela é apresentada, mas não é relevante para a história, existe uma grande chance de ser ignorada.

Além disso, sabemos que as emoções que são geradas por estímulos positivos ou negativos podem ser transferidas para estímulos neutros. Ou seja, quando a sua marca é inserida, de maneira natural, em um contexto positivo é de se esperar que as emoções positivas sejam transferidas para a marca. Da mesma forma, quando a marca é apresentada durante um contexto negativo, o resultado pode não ser dos melhores.

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