Assim como o consumidor, as pesquisas de mercado mudaram. Saber apenas o que o consumidor tem a dizer sobre determinado produto ou filme publicitário não é mais o suficiente para que as empresas tomem boas decisões estratégicas. A necessidade do momento é entender como o consumidor pensa, o que motiva suas decisões de compra e como o posicionamento de marcas e produtos influencia a tomada de decisão e a fidelização dos clientes. Diante deste cenário, surge o neuromarketing, a nova pesquisa de comportamento do consumidor, que busca entender os desejos, impulsos e motivações dos clientes, através de ferramentas da neurociência, psicologia e economia comportamental.
Para muitos, o mundo do neuromarketing ainda representa um grande quebra-cabeça difícil de ser compreendido. Os termos biológicos e nomenclaturas técnicas assustam, os resultados parecem muito complexos e as aplicações são tão variadas que se torna complicado escolher quais utilizar. Por isso, a Forebrain selecionou 8 livros sobre neuromarketing, que podem te ajudar a entender um pouco melhor como o neuromarketing pode alterar a relação entre as empresas e os consumidores:
- Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman (que recebeu o Nobel de economia e pode ser considerado um dos pais do Neuromarketing)
- Neuromarketing for Dummies – Stephen J. Genco, Andrew P. Pohlmann, Peter Steidl (disponível apenas em inglês)
- Neuromarketing, O Centro Nevrálgico da Venda – Patrick Renvoisé e Christophe Morin
- A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom
- Hábitos de Consumo – Neale Martin
- Neuromarketing: Exploring the Brain of the Consumer – Leon Zurawicki (disponível apenas em inglês)
- O Cérebro Consumista – A. K. Pradeep
- Introduction to Neuromarketing & Consumer Neuroscience – Thomas Zoëga Ramsøy (disponível apenas em inglês)
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