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A importância do contexto no engajamento do público

Já falamos algumas vezes por aqui sobre a importância da criação de comunicações que sejam relevantes para o público, e principalmente, já demos algumas dicas de como construir comerciais realmente efetivos. Alcançar esse status de relevância e interesse é importante justamente por ser um dos aspectos mais essenciais quando o assunto é chamar a atenção, gerar aproximação e potencializar os processos de memorização do consumidor enquanto ele(a) assiste à comunicação em questão.

Diversos aspectos da comunicação publicitária e do mercado em geral podem ser utilizados para gerar esse interesse. Oferecer alternativas de economia durante um período de crise financeira ou oferecer promoções em datas festivas são alguns exemplos que podem aumentar a saliência da comunicação para o consumidor.

Através dos exemplos acima, você pode perceber que a utilização de um dado contexto pode ser uma excelente e inteligente estratégia na hora de ganhar a atenção e gerar aproximação do seu público.

Ao longo dos estudos que realizamos aqui na Forebrain através da metodologia BRAIN, que une as técnicas de eye-tracking e EEG para analisar de maneira naturalística a percepção do consumidor frente aos comerciais de TV, foram observados diversos padrões associados ao contexto em que esses comerciais estão inseridos, e o seu desempenho positivo.

Já observamos também que comerciais mais direcionados a determinado público, são mais bem-sucedidos quando representam este público em um contexto mais familiar e próximo a realidade do mesmo. Essa resposta pode se manifestar como um maior engajamento atencional ou mesmo por gerar emoções mais positivas e aproximação do público.

A apropriação de um contexto pode ir muito além da representatividade de seus personagens. Certos contextos culturais como épocas festivas e grandes competições mundiais, como por exemplo, a Copa do Mundo, possuem características que quando utilizadas de maneira assertiva e correta na comunicação são altamente eficazes em engajar e aproximar o consumidor.

Para entender melhor esse fenômeno de influência do contexto na comunicação e percepção dos consumidores, preste atenção pois durante essa semana, teremos o lançamento do terceiro episódio do Foretalks. Neste episódio, a coordenadora de pesquisa da Forebrain, Nathalia Yunes, fala um pouco sobre como a utilização do contexto da copa do mundo, e elementos culturalmente associados à competição, podem beneficiar muito a comunicação das marcas, inclusive de marcas não-patrocinadoras.

Ficou curioso sobre com o que mais o neuromarketing pode contribuir na construção de uma comunicação mais assertiva? Comente aqui, que conversamos! 😊

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