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A influência de ações sustentáveis na percepção dos consumidores

Um estudo internacional realizado pela Unilever em 2017 apontou que um terço dos consumidores prefere marcas que promovem bem social ou ambiental. No Brasil, a exigência em relação à essas práticas também é alta: 53% dos brasileiros dizem que é papel da empresa contribuir ativamente para o desenvolvimento da sociedade e 80% esperam que as empresas protejam o meio ambiente e a sociedade, segundo pesquisa do Instituto Akatu.

Aproveitando que hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos falar sobre a responsabilidade ambiental das marcas, principalmente dentro do mercado de embalagens sustentáveis que tem o Brasil como uma das referências no desenvolvimento de novas tecnologias, atendendo às necessidades e novos hábitos dos consumidores mais conscientes.

A OMO, por exemplo, se tornou recentemente a primeira marca de cuidados com a casa a incluir plástico reciclado em todos os frascos de sua linha, dando continuidade às ações que visam tornar a marca cada vez mais sustentável.

Assim como ela, outras marcas brasileiras como a Natura, já entenderam que vivemos na era da transformação – em que consumidores querem se relacionar com marcas que representem seus propósitos e que sejam agentes de transformação no mundo ao seu redor.

Diante desse contexto, a pergunta que surge é: como saber a percepção dos consumidores com relação as estratégias de sustentabilidade? E mais, será que, uma embalagem sustentável está realmente associada aos conceitos que a marca busca comunicar?

Uma coisa é certa: além da questão do conceito de sustentabilidade, uma embalagem precisa, em primeiro lugar, chamar atenção. As embalagens de um produto estão sempre em um contexto no qual existem outras embalagens de marcas concorrentes. Logo, existe a necessidade de se destacar e é importante que as marcas atinjam o Sistema 1, responsável pela maior parte das nossas tomadas de decisão. Além disso, quanto maior a expectativa do consumidor, e melhor a experiência que ele possui, maior a disponibilidade mental construída, aumentando as chances de uma marca ser notada, reconhecida ou lembrada em um momento de compra.

Em resumo, impactar positivamente o consumidor é um dos maiores desafios que as marcas enfrentam! Um estudo desenvolvido pelos nossos especialistas para uma marca de Personal Care, que estava desenvolvendo diferentes estratégias de sustentabilidade para um produto, buscou entender qual era a percepção dos consumidores frente cada uma dessas ações.

O case é um bom exemplo de como é possível fazer a análise da percepção implícita do consumidor com relação a estratégias que visam gerar menor impacto no meio ambiente, avaliando a associação das mesmas com atributos de sustentabilidade, percepção de valor e qualidade dos produtos e embalagens desenvolvidas. Qualquer dúvida, fale conosco!

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