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Aproximar-se dos seus consumidores nas redes sociais também conta.

Não sei se é uma impressão só minha, mas acho que a cada ano o universo do marketing se reinventa com uma velocidade maior. Métricas diferentes surgem a cada dia, o comportamento de consumo não para de mudar, e ferramentas e funcionalidades infinitas são criadas toda semana. No meio a tantas mudanças, um ponto merece destaque: a crescente força das redes sociais.

O público em geral está muito atento às redes sociais, que deixaram de ter apenas a função de aproximar as pessoas, e estão se tornando meios de circulação de informações e notícias, com uma velocidade incrível.

Além disso, você já deve ter percebido que essas redes estão se transformando em uma arma poderosa para o consumidor, que manifesta suas opiniões sobre produtos, serviços e marcas, sem pestanejar, sejam elas favoráveis ou não. Claro que esta relação pode ser vantajosa para os dois lados. O consumidor se faz ouvir cada vez mais, e as marcas, em contrapartida, aproveitam a oportunidade para se aproximar cada vez mais do seu público alvo.

Essa interação marca-público através das redes sociais acontece o tempo todo, por isso, resolvi trazer dois exemplos para você.

O primeiro deles, é o caso da Catuaba, que se posicionou rapidamente nas redes sociais após a veiculação do vídeo de um Youtuber relatando a presença de larvas em uma de suas garrafas. A marca publicou uma resposta em sua página do Facebook esclarecendo ao jovem e a todos os outros clientes que as supostas larvas na verdade eram extrato de açaí. Além disso, a empresa aproveitou o momento para reafirmar a segurança e a qualidade de seus produtos. Esta ação gerou uma resposta muito favorável por parte de consumidores, seguidores e simpatizantes da marca, que enviaram muitos comentários na página da Catuaba apoiando a ação.

catuaba

Outro caso parecido aconteceu nas últimas semanas com a marca Paris 6. O vídeo de uma mulher caindo em frente ao restaurante foi divulgado, e as piadas logo começaram a surgir, causando certo constrangimento à protagonista da gravação. Como resposta à reação dos internautas, o Paris 6 resolveu ir em busca da mulher desconhecida do vídeo, lhe oferecendo um VIP vitalício através de um post no Facebook. A ação adotada pela marca gerou certa polêmica. Enquanto uns apoiaram a iniciativa, outros a criticaram, no sentido da marca não ter pensado em oferecer os mesmos benefícios ao manobrista que ajudou a mulher.

O que tiramos desse exemplo? Podemos observar que as marcas devem sempre estar ligadas à movimentação dos consumidores, seja nas redes sociais, seja em qualquer outro lugar. Além disso, quando uma situação de crise acontecer, as empresas devem levar em conta todas as possibilidades e consequências das ações que pretendem tomar, diminuindo a chance de reações negativas.

Tomando as decisões certas e adotando atitudes como as da Catuaba e Paris 6, as marcas se aproximam dos seus consumidores, criando laços emocionais mais fortes e aumentando a possibilidade de serem lembradas no futuro.

Redes-sociais_paris6

Desta maneira, caro leitor, as marcas engajadas nas redes sociais e atentas ao comportamento do consumidor costumam adotar as melhores estratégias para vencer a disputa pela atenção e por um lugar na memória e no coração do consumidor.

E você, quer saber quais outros elementos geram aproximação com a sua marca? Então conheça nossos cases e reports e fique por dentro das melhores estratégias para se comunicar de maneira eficiente com seu público alvo.

 

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