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Celebridades e marcas: o poder da neurociência nessa questão

Uma das estratégias mais antigas (e valiosas) no mercado da publicidade e comunicação é o uso de celebridades como embaixadores de marcas. Só entre agosto e outubro de 2017, 145 marcas utilizaram personalidades famosas em suas campanhas publicitárias. Muita coisa, né?

A verdade é que esses números não são de impressionar. Associar um rosto famoso a uma marca ou produto é altamente eficiente, provocando uma maior aproximação e identificação com o público, e até estimulando o seu recall.

Isso tudo acontece porque a personalidade acaba fazendo parte do próprio sistema de identidade da marca, sendo a personificação da mesma. Dessa maneira, todas as características da pessoa, tanto físicas quanto principalmente comportamentais e psicológicas, são associadas a marca também. Resumindo: a personalidade acaba se tornando a essência da marca!

Quer um exemplo? Pense na Nespresso. Tenho certeza que depois de alguns segundos você associou rapidamente a marca ao seu garoto-propaganda, o George Clooney. O ator, considerado um homem bem-sucedido, charmoso e sensual, acaba transferindo suas características para os atributos do produto: um café altamente sofisticado!

Porém, encontrar uma personalidade adequada, que esteja de acordo com os conceitos e posicionamento de uma marca, é parte fundamental da estratégia, e muitas vezes, uma tarefa muito difícil! E é aqui que entra a parte mais importante. Você sabia que a neurociência pode ser sua grande aliada nesse objetivo?

Existe uma metodologia, O TIA (Teste Implícito de Associação, já citado aqui algumas vezes) que possui capacidade de tornar a sua escolha uma decisão mais efetiva. Ou seja, toda aquela dificuldade em potencializar o uso da celebridade e mensurar o real impacto que ela possui na mente do consumidor será resolvida!

Mas, porque o TIA é uma excelente opção? Pois bem, antes de tudo é preciso entender que as associações que criamos são na maior parte das vezes totalmente inconscientes, e por isso, não conseguimos verbaliza-las. Logo, esta ferramenta é uma das poucas capaz de acessar a rede de associação e descobrir o que os consumidores verdadeiramente relacionam, implicitamente, a uma marca ou celebridade.

Dito isso, como essa ferramenta pode te ajudar? Vamos imaginar as seguintes situações:

  • Imagine que você está na dúvida entre três diferentes personalidades para representar seu negócio, mas não consegue decidir uma única para simbolizar sua marca! Com a ajuda do TIA você consegue identificar, com precisão, as associações implícitas relativas a cada uma delas, priorizando a celebridade que melhor se encaixa no seu posicionamento.
  • Ou então, diferente do primeiro cenário, você já possui um garoto propaganda para a sua marca, mas não consegue saber ao certo o porquê dessa parceria dar certo. Com esta metodologia, você saberá exatamente os conceitos relacionados àquela celebridade que estão funcionando tão bem para sua empresa!

Viu como fica muito mais fácil com a ajudinha da metodologia certa? Caso você vivencie algo parecido, ou tenha alguma dúvida em relação a este assunto, entre em contato com a gente =)

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