11 3569-9844 | 21 2533-2961

Clipping – Meio e Mensagem: Agora tudo é Copa, mas antes do Mundial…

Publicado por Meio e Mensagem em 27 de Junho de 2014 à 19:14h

Um estudo da Forebrain, startup da incubadora de empresas da Coppe/UFRJ, analisou 35 comerciais veiculados nas semanas que antecederam o início da Copa para saber quem se destacava após uma checagem de indicadores neurocientíficos. Chamada de Brain (Brazilian Advertising Investigation in Neuromarketing), a pesquisa verifica o desempenho das campanhas segundo espectadores periodicamente avaliados pela empresa. São investigados os níveis de atenção, motivação e memória, que geram três rankings diferentes. Nesse relatório, concluído recentemente, o vencedor foi o comercial “Churrasco”, da Friboi, que ocupou o primeiro posto nos três formatos do estudo.

O filme, criado pela Lew’Lara\TBWA (veja mais abaixo), foi analisado em um estudo que contou com as seguintes marcas: Coca-Cola, Pepsi, Guaraná Antarctica, Seara, Sadia, Fiat, Honda, Hyundai, Nissan, Renault, Volkswagen, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, MasterCard, Visa, Samsung Galaxy, BR Distribuidora, Petrobras, Listerine, Natura Amó, Nivea Milk, Ariel, O Boticário, Rexona, GVT, NET, Nextel, Oi, Oi TV, Sky, TIM e Vivo. A amostra foi composta por 60 participantes, divididos entre homens e mulheres, de 18 a 50 anos, das classes A, B e C.

A pesquisa utiliza eletroencefalograma (análise de ondas cerebrais) e medição em tempo real feita por eye-tracking (que acompanha o movimento dos olhos e do padrão de fixação do olhar). Respostas não conscientes dos consumidores são traduzidas para gráficos que podem ser acessados pelas empresas participantes do estudo.

Confira os três rankings:

Atenção
1- Friboi – “Churrasco”
2- Sky – “Replay”
3- Pepsi – “Pode ser + uma garrafona”
4- Nextel – “Nextel Connect”
5- Volkswagen – “Promoção Gol e Fox Taxa 0”
6- Sadia – “Frango Fácil”
7- Nissan – “Beco”
8- Oi – “Assunto”
9- Natura – “Natura Amó Suspiro”
10- Ariel – “Papel trocado”

Memória
1- Friboi – “Churrasco”
2- Nextel – “Nextel Connect”
3- Oi TV – “Abdução”
4- Oi – “Assunto”
5- Rexona – “Chute”
6- Sky – “Replay”
7- Petrobras – “A gente é mais Brasil”
8- Pepsi – “Pode ser + uma garrafona”
9- Guaraná Antarctica – “Campanha seleção de prêmios”
10- Ariel – “Papel trocado”

Motivação
1- Friboi – “Churrasco”
2- Oi – “Assunto”
3- Guaraná Antarctica – “Campanha seleção de prêmios”
4- Visa – “Onde você quiser estar”
5- Bradesco – “Pode vir quente”
6- Vivo – “Lanchonete”
7- Santander – “Pamonha”
8- Samsung Galaxy – “Conheça o novo Samsung GalaxyS5”
9- Volkswagen – “Promoção Gol e Fox Taxa 0”
10- Mastercard – “Selfie”
Fonte: Meio e Mensagem

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound