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Clipping – Meio e Mensagem: Filmes mais eficientes segundo neurociência

Publicado por Meio e Mensagem em 12/01/2015

A Forebrain apresentou os resultados do seu estudo sobre comerciais que conseguiram gerar mais atenção, motivação e memória nos consumidores no último mês de 2014, em resultados obtidos por meio da aplicação da neurociência. Intitulado Brain ((Brazilian Advertising Investigation In Neuromarketing) o estudo é separado em três rankings: Atenção, Motivação e Memória.

O primeiro ranking apontou que o filme “Peruca”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat e que tem a participação do ex-jogador Ronaldo foi o mais conseguiu chamar a atenção dos telespectadores. Já o comercial “Zumbi”, da We para OLX gerou mais motivação na audiência. Em se tratando de memória, o filme “Contorcionista”, da FCB pela Sky foi o vencedor. Diferente do que aconteceu em 2013, os comerciais que apresentaram os melhores resultados abordavam temas não relacionados ao Natal. Apenas o comercial “Super Slow”, da F/Nazca para a Sadia apareceu listrado entre as dez melhores propagandas nos três rankings.

O estudo foi realizado com a participação de 60 pessoas entre homens e mulheres, de 18 a 50 anos, que analisaram 39 comerciais. Utilizando o eletroencefalograma (análise de ondas cerebrais) e o eye-tracking (medição em tempo real do movimento dos olhos e do padrão de fixação do olhar) em pessoas de perfis diferentes. As respostas não conscientes dos consumidores são traduzidas para gráficos. A ideia é obter, por meio de medidas objetivas, indicadores de desempenho das reações não conscientes dos consumidores à comunicação.

As respostas são apresentadas em uma plataforma analytics online que mostra de forma interativa os resultados da análise de espectadores avaliados periodicamente pela Brain.

Fonte: Meio e Mensagem

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