11 3569-9844 | 21 2533-2961

Clipping – Meio e Mensagem: Os comerciais campeões pós-derrota

Publicado por Meio e Mensagem em 25 de Julho de 2014 – 14:56h

Um estudo da Forebrain, startup da incubadora de empresas da Coppe/UFRJ, analisou 35 comerciais veiculados após a Alemanha ter derrotado o Brasil na Copa, ou seja, a partir do dia 8 de julho, para saber quais campanhas se destacaram nos quesitos, atenção, motivação e memória.

No ranking de Atenção o primeiro lugar ficou para o comercial da Caixa, “A vida pede mais vezes” (abaixo). Na lista de Motivação, o primeiro o filme foi “Estamos juntos, Brasil” (abaixo), da Africa para Itaú. Entre os que mais ficaram na Memória, o número um é o “Sofánáticos” (abaixo), da F/Nazca S&S para Claro.

Foram analisados 35 comerciais das principais marcas que veicularam filmes no horário entre às 20h e 23h, considerado horário nobre da televisão aberta. Os segmentos dos filmes analisados são: produtos e serviços, cuidado pessoal, automotivo, bancos, telecom, alimentos e bebidas, e eletrônicos. Não entraram comerciais voltados ao varejo.

Chamada de Brain (Brazilian Advertising Investigation in Neuromarketing), a pesquisa verifica o desempenho das campanhas segundo espectadores periodicamente avaliados pela empresa. A pesquisa utiliza eletroencefalograma (análise de ondas cerebrais) e medição em tempo real feita por eye-tracking (que acompanha o movimento dos olhos e do padrão de fixação do olhar). Respostas não conscientes dos consumidores são traduzidas para gráficos que podem ser acessados pelas empresas participantes do estudo.

Confira os três rankings:

Atenção:
1 – Caixa Econômica – A vida pede mais vezes
2 – Colgate – Neutraçúcar
3 – MasterCard – Travessuras
4 – Nike – O amanhã começa agora
5 – Coca-Cola – Pai, avô e pentacampeão
6 – Claro – Caindo duro
7 – Bradesco – Viver é prime
8 – Nextel – Smart (Plano Smart 400)
9 – Oi – Simpatia
10 – O Boticário/Malbec – Fãs

Motivação:
1 – Itaú – Estamos juntos, Brasil
2 – Colgate – Neutraçúcar
3 – Havaianas – Viradinha
4 – Volkswagen – Up
5 – Caixa Econômica – A vida pede mais vezes
6 – Oi – Simpatia
7 – Seara – Linguiça calabresa Seara
8 – O Boticário/Malbec – Fãs
9 – Sony Xperia – Details make the difference
10 – Net – Velho

Memória:
1 – Claro TV – Hino Sofanáticos
2 – MasterCard – Travessuras
3 – Nextel – Smart (Plano Smart 400)
4 – Caixa Econômica – A vida pede mais vezes
5 – Kit Kat – Memes
6 – Nike – O amanhã começa agora
7 – Coca-Cola – Pai, avô e pentacampeão
8 – Renault – Viva o agora
9 – Volkswagen – Up
10 – Bozzano – Pintura

Antes da Copa a Forebrain realizou um levantamento que apontou  o filme “Churrasco”, da Lew’Lara para Friboi, como o que mais chamou a atenção dos brasileiros nas três listas: atenção, motivação e memória. Já entre o início do mundial e a fase das oitavas de final, a campanha #Soubrasileiro, da Elo, foi o que mais atraiu a atenção dos telespectadores. O filme “Velho”, da Net criado pela Talent foi o que conquistou o primeiro lugar no ranking de motivação. Por último, no ranking de memória, o comercial mais lembrado é o “Seleção de Prêmios”, do Guaraná Antarctica.

Fonte: Meio e Mensagem

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound