11 3569-9844 | 21 2533-2961

Clipping – Meio & Mensagem: As marcas com maior engajamento emocional

Publicado em 04 de maio de 2017 – 8h20 por Meio & Mensagem

Atenção, motivação e memorização. Esses três elementos fundamentais na reação emocional de um consumidor à determinada campanha foram mapeados por meio de uma pesquisa da Forebrain. O levantamento foi feito durante o mês de abril e levou em consideração 35 filmes publicitários veiculados nacionalmente na TV e na internet. O principal objetivo foi identificar os comerciais que melhor atendiam a esses propósitos.

Para avaliar o conteúdo dos anúncios, foram reunidas 60 pessoas, que tiveram suas reações monitoradas para que se chegasse a um resultado pautado em informações científicas. Durante o processo, foram utilizadas as tecnologias de análise de padrão de ondas cerebrais e monitoramento dos olhos. O primeiro levantamento feito pela plataforma foi em dezembro do ano passado quando 39 filmes foram avaliados.

“A partir desses insights é possível identificar quais elementos e construções são mais eficazes para mudar percepções e escolhas de diferentes públicos e construir campanhas mais assertivas”, diz Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain.

No Índice de Atenção, a Claro lidera um ranking de dez marcas seguida por Samsung, Banco do Brasil, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Itaú, Gomes da Costa, Omo, Petrobras Premmia e Secom (anúncio do Governo Federal). O índice de atenção descrito nos resultados da pesquisa avalia o quanto os comerciais apresentados e suas estratégias de comunicação foram efetivos em captar e manter a atenção do telespectador.

No que diz respeito ao Índice de Motivação, a Nextel lidera seguida por JBS, Vanish, Nivea, Neosaldina, Natura, Ipiranga, Itaú, Guaraná Antártica e Ford. O índice de motivação é a emoção do telespectador diante do filme e pode ser positiva ou negativa. “Estratégias que empregam humor normalmente buscam gerar emoções positivas no espectador, enquanto comerciais que abordam situações de dor, perda e conflito naturalmente acabam por gerar uma motivação negativa”, diz o estudo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=XhN9D4Fo6qs

Já quando o tema é Memorização, quesito que identifica como o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de informação ou experiências, PagSeguro lidera seguido por Casas Bahia, Ricardo Eletro, Oi, Nivea Sun, Banco do Brasil, Claro, Vivo, Ford e BRF.

 

https://www.youtube.com/watch?v=m0213PSnWlA

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound