11 3569-9844 | 21 2533-2961

Clipping – Portal da Propaganda: Forebrain divulga ranking das melhores propagandas de outubro

Publicado em 16 de novembro de 2017 – por Portal da Propaganda

Estudo avaliou anúncios nos índices de atenção, motivação e memorização

Ao longo do mês de outubro de 2017, 34 filmes publicitários foram avaliados pelo BRAIN Club, o primeiro clube de assinaturas de insights neurocientíficos sobre comerciais de TV do Brasil. O estudo aponta as peças que mais causaram reações positivas no telespectador. A plataforma da Forebrain avaliou atenção, motivação e memorização de marcas concorrentes das áreas de alimentação, auto & petroquímica, casa & decoração, telecomunicação, higiene & cosméticos, varejo e indústria farmacêutica.

Para avaliar o conteúdo dos anúncios, foram reunidas 60 pessoas, que por meio da metodologia BRAIN, tiveram suas reações inconscientes monitoradas para que se chegasse a um resultado pautado em informações científicas. Durante o processo, foram utilizadas as tecnologias de EEG (analisa o padrão de ondas cerebrais) e Eye-Tracking (monitora o movimento dos olhos e o padrão de fixação do olhar).

Os insights construídos a partir dessa metodologia ajudam a entender o que toca a mente e o coração dos consumidores, permitindo uma compreensão profunda e detalhada do impacto emocional implícito das estratégias de comunicação de grandes marcas de vários segmentos de mercado. “Para alcançar o consumidor, é necessário primeiramente entender o que ele pensa. E decifrar o que se passa na mente das pessoas não é uma tarefa simples. É preciso unir diferentes estratégias para compreender corretamente o comportamento delas. É nesse ponto que a neurociência ajuda, pois, com a aplicação de seus métodos, conseguimos atingir o que antes parecia inacessível”, explica Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain.

Ranking do índice de atenção

*Do ponto de vista da neurociência, a atenção é definida como um filtro capaz de selecionar quais estímulos do nosso ambiente externo e interno receberão maior foco e prioridade. O índice de atenção descrito nos resultados da pesquisa avalia o quanto os comerciais apresentados e suas estratégias de comunicação foram efetivos em captar e manter a atenção do telespectador. Como a atenção atua como um filtro seletor, comerciais mais efetivos em promover altos níveisde atenção geram maior engajamento no consumidor.

1 – Nextel Telecomunicações – Nextel – Filme Aeroporto – https://www.youtube.com/watch?v=VYTvejJWHpo

2 – General Motors – Onix – Filme Gato – https://www.youtube.com/watch?v=FT08BPvOL24

3 – Sanofi – Novalgina – Filme Mais do que você imagina – https://www.youtube.com/watch?v=f695NeycnWA

4 – Oi – Oi- Filme Meus Pais

5 – Renault – Renault – Filme Economia | Todo mundo vai curtir

Ranking do índice de motivação

*O índice de motivação é a emoção do telespectador diante do filme e pode ser positiva ou negativa. Estratégias que empregam humor normalmente buscam gerar emoções positivas no espectador, enquanto comerciais que abordam situações de dor, perda e conflito naturalmente acabam por gerar uma motivação negativa. Em ambos os casos, os filmes podem ser efetivos em engajar emocionalmente o espectador gerando respostas que favorecerão a comunicação das marcas.

1 – Unilever – Knorr – Filme Knorr Me Conheça Melhor – https://www.youtube.com/watch?v=kB3ANVwun5I

2 – Química Amparo – Ypê – Filme Promoção Caldeirão Ypê – https://www.youtube.com/watch?v=LUHgzkuB340

3 – Alpargatas – Havaianas – Filme Bom Gosto – https://www.youtube.com/watch?v=1d2OgpDYO90

4 – Sky International AG – Sky – Filme Sábado Sky Controle

5 – Leroy Merlin – Filme Leroy Merlin

Ranking do índice de memorização

*A memorização pode ser definida como o processo pelo qual o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de informação ou experiências. Este índice é um indicativo da probabilidade de o comercial ser lembrado no futuro, ou seja, está relacionado com a formação de novas memórias.

1 – FMU Complexo Educacional – EAD Laureate – Filme Assistente – https://www.youtube.com/watch?v=sLGNJ-OF8nI

2 – Amil – Amil – Filme Amores reais | obesidade infantil – https://www.youtube.com/watch?v=GZbKFUbgO8k

3 – Renault – Renault – Filme Economia | Todo mundo vai curtir – https://www.youtube.com/watch?v=FbPkDm9QfCo

4 – General Motors – Onix – Filme Gato

5 – Oi – Oi – Filme Meus Pais

Sobre a Forebrain

A Forebrain é pioneira no Brasil no desenvolvimento de pesquisas em neurociência do consumo e conta com uma equipe multidisciplinar para oferecer soluções de insights em marketing e comunicação, desenvolvimento de produtos, shopper marketing e mídia. Billy Nascimento e Ana Souza estão à frente de doutores e mestres nas áreas de neurociência, psicologia, marketing e tecnologia da informação. Billy também é representante brasileiro da Neuromarketing Science and Business Association, a maior associação de neuromarketing do mundo, e Ana trabalha com emoções e comportamento humano há mais de 15 anos. Conheça mais em www.forebrain.com.br.

 

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound