11 3569-9844 | 21 2533-2961

Clipping – Portal da Propaganda: Forebrain lança estudo BRAIN 500

Pesquisa de neuromarketing avaliou o impacto de mais de 500 peças publicitárias no comportamento do consumidor

A Forebrain, empresa especializada em neuromarketing, acaba de lançar o maior estudo sobre o tema produzido no Brasil, o BRAIN 500. O produto é resultado de uma pesquisa de dois anos, baseada na neurociência do consumo, que avaliou como os consumidores foram estimulados e reagiram a mais de 500 anúncios. O objetivo do estudo é aproximar marcas e consumidores por meio de estratégias de comunicação eficientes, que só são possíveis quando o receptor da mensagem é influenciado efetivamente. Todos os comerciais analisados ficam disponíveis em uma plataforma online, chamada BRAIN Analytics, que permite a análise e comparação de filmes publicitários e criação de insights de comunicação.

Por meio de técnicas neurocientíficas, foram mensuradas as reações inconscientes de mais de 1200 consumidores. O estudo traz aprendizados sobre o que faz o consumidor prestar mais atenção na mensagem, quais formatos podem aumentar a memorização do comercial, ou mesmo como criar anúncios capazes de provocar uma resposta emocional mais impactante nos consumidores.

O BRAIN 500 surgiu para potencializar a experiência de comunicação e impulsionar as vendas. O estudo reúne uma série de insights estratégicos, pautados em informações científicas. Os resultados do BRAIN 500 revolucionam a forma de construir briefings e planejar estratégias de comunicação, aprimorando peças publicitárias, que agora podem ser criadas a partir da perspectiva do próprio consumidor.

A criação de uma estratégia de comunicação geralmente é feita a partir de uma visão subjetiva. O profissional que desenvolve a peça publicitária – o emissor – deve ser capaz de compreender as necessidades e desejos do consumidor e, a partir disso, projetar qual seria o impacto de sua mensagem sobre esse receptor. No entanto, o real impacto da comunicação, que determinará seu sucesso ou fracasso, só pode ser avaliado depois que a informação é absorvida pelo próprio receptor.

Segundo Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain, a comunicação é caracterizada em sua maior parte por estratégias de comunicação unilaterais, onde não há uma resposta direta do receptor. Ainda assim, a publicidade apresenta claramente expectativas com relação a um retorno do consumidor ao medir indicadores como intenção de compra, recall, brand awareness e market share.

“Quando analisamos as respostas neurais dos consumidores frente a uma peça publicitária, podemos entender, de fato, como ele decifra os códigos enviados pelo anunciante, sem intermediários”, explica Billy. Ao desenvolver estudos como o BRAIN 500, a Forebrain auxilia as marcas a entenderem o real impacto de suas estratégias de comunicação sob a ótica do principal interessado, o consumidor.

Para conhecer melhor o BRAIN 500, a Forebrain disponibilizou um trial do estudo, composto por seis cases. Todos que baixarem o estudo receberão 15 dias de acesso gratuito à plataforma de dados BRAIN Analytics. Confira aqui: www.forebrain.com.br/brain500

Fonte: Portal da Propaganda

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound