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Como aprimorar o User Experience com o Neuromarketing

Um dos assuntos que mais têm rendido cliques em matérias, organização de eventos e palestras, e preocupação por parte do mercado é a realidade digital. Fato é que se tornou indispensável que as empresas tenham boas estratégias desenhadas para o meio online e isso faz com que o mercado ganhe uma nova dinâmica.

Acompanhado dessa nova dinâmica, vêm também novos conhecimentos, nomes e termos. Garanto que se você digitar Marketing digital no Google você verá a quantidade de conteúdos e opções relacionados ao tema. Um deles, que com certeza você já conhece, é o user experience (UX), que é uma das bases para toda estratégia de marketing digital.

O UX nada mais é do que o princípio de que o usuário, que está navegando na internet, deve ter a melhor experiência possível, que possibilite maior clareza, objetividade e tudo o que o meio pede. Para entender é fácil, mas como será para implementar? Pensar na melhor maneira de colocá-lo em prática envolve no mínimo algumas horas de reflexão, uma estratégia bem construída e, é claro, conhecimento do público-alvo para que você defina o caminho certo a ser seguido.

Com relação a esse último ponto, de entender o público-alvo do seu site e negócio, existem algumas questões que devem ser testadas para esse entendimento, como por exemplo a própria usabilidade do site.

Já parou para pensar que a estrutura do site, como estão dispostos os elementos que o compõem, a organização das abas de produtos e serviços, as cores utilizadas, resumindo, o visual de uma maneira geral, contam muito para a experiência do usuário no sentido de uso? Parece bem óbvio, mas o que não é óbvio é uma das técnicas utilizadas justamente com essa finalidade. O eye-tracking é um aparelho capaz de capturar a movimentação do olhar dos usuários. Sendo capaz de avaliar quais pontos chamam mais atenção no site, quais lugares são observados por mais tempo, e até mesmo se o caminho percorrido pelo olhar do usuário é aquele que você deseja que seja.

Além de usabilidade e visual, existe um mar de possibilidades quando o assunto é teste no meio online relacionados a User Experience. Que tal falar, por exemplo, sobre conceitos de marca e branding aplicados ao site?

Para facilitar, imagine que você queira saber se a identidade da sua marca está de acordo com o seu site. Preocupação super válida, certo? Você pode ter essa resposta através da percepção do próprio consumidor.

Nesses casos de entendimento de percepção do consumidor relacionados a conceitos de marca, o TIA é, na maioria das vezes, a metodologia mais indicada. Isso porque ele é capaz de analisar as redes associativas cerebrais do consumidor, descobrindo como são associados determinados conceitos de marca à ações e estratégias de Marketing, incluindo o UX!

Dúvidas? Mande um e-mail para a gente. 🙂

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