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Como criar uma experiência WOW com alimentos e bebidas para encantar o seu consumidor

Você já se imaginou jantando no porão de um teatro? E em um colégio? Que tal de olhos vendados e sem saber qual é o cardápio que será servido? Aparentemente, a comoditização também alcançou o mercado gastronômico, justamente em um período de crise, no qual jantar fora deixou de ser prioridade para muita gente. Por esses e outros motivos, algumas empresas estão apelando a inovações radicais para se diferenciar e encantar seus clientes, sempre focadas na criação de experiências únicas e inesquecíveis.

Talvez o primeiro pensamento que te venha à cabeça, quando falamos de experiências gastronômicas, seja a execução do prato, ou mesmo a sua assinatura por um chef renomado, mas a construção de uma experiência gastronômica única vai um pouco além. Na verdade, muito além…

Nossa língua é capaz de reconhecer 5 sabores básicos: doce, salgado, azedo, amargo e umami (um sabor menos conhecido, geralmente presente em carnes e cogumelos), mas o gosto que sentimos quando comemos ou bebemos algo não é assim tão simples. Você já ouviu falar que o gosto dos alimentos e das bebidas é influenciado pelo cheiro que sentimos, certo? Esse é um bom começo, mas além do aroma, diversos outros fatores podem influenciar essa percepção de sabor. E quando falo em percepção de sabor, estou dizendo que algumas condições realmente mudam o gosto que as pessoas sentem quando estão comendo ou bebendo algo. Nos últimos anos, diversos estudos têm mostrado que o paladar pode ser influenciado por:

Linguagem

Além de “comer com os olhos” também comemos com os ouvidos. Para muita gente, comer um suculento steak au poivre, é infinitamente mais prazeroso que comer um bife com molho de pimenta. De modo geral, a descrição de um prato pode alterar a percepção do seu sabor. Ou seja, chega de servir comidas com nomes sem graça!

Utensílios

colheres de cobre ou zinco realçam o sal da comida. Aparentemente, essa é uma ótima forma para ajudar quem precisar comer menos sal e também para acentuar os sabores do seu prato.

Temperatura

Alguns estudos mostram que a temperatura influencia consideravelmente o sabor de alimentos e bebidas. Enquanto certas bebidas ficam menos amargas quando estão geladas, alguns alimentos, como o presunto, parecem menos salgados são estão aquecidos.

Cores

As cores são muito estudadas por profissionais de psicologia e também de marketing, mas além de influenciar o nosso comportamento em relação às marcas, elas parecem alterar a nossa percepção de sabor. Um estudo em que participantes provaram um mesmo refrigerante em copos de diversas cores mostrou que o líquido do copo azul parecia matar mais a sede. Segundo os autores do artigo, essa percepção pode estar relacionada à associação entre azul e água.

 

Ambiente

Participantes de uma pesquisa foram instruídos a descrever as nuances de sabor de um mesmo whisky que lhes foi servido em três ambientes diferentes. Surpreendentemente, as nuances descritas pelos participantes variaram entre os três ambientes, sempre associadas a características de cada ambiente.

Expectativas

As expectativas são responsáveis por grande parte do nosso sentimento de frustração ou recompensa, então não poderia ser diferente para alimentos e bebidas. Em um clássico estudo de Neuromarketing, especialistas em vinho provaram um mesmo vinho em duas condições: (i) sendo informados que o vinho era barato e (ii) acreditando que o vinho fosse caro. Preciso dizer que as reações foram muito mais positivas quando eles acreditavam estar provando o vinho mais caro?

Memória

As nossas emoções estão intimamente relacionadas à nossa memória. Conseguir trazer à tona uma emoção ou sentimento específico quando o consumidor está experimentando o prato que você acabou de preparar pode mudar completamente a experiência do consumidor e contribuir para sua fidelização (ou para que ele nunca mais volte ao restaurante).

Entender quais são os fatores que influenciam a percepção do sabor de um alimento ou de uma bebida é o primeiro passo em direção à criação da famosa experiência “wow”, aquela experiência única, incrível e que será lembrada e contribuirá com a fidelização do seu cliente. Para isso, é necessário conhecer a fundo as preferências, desejos e emoções do seu consumidor e aí o neuromarketing entra em cena, te ajudando a entender como o seu consumidor pensa e a criar estratégias que o encantem.

Quer conhecer um pouco melhor as técnicas do Neuromarketing, então dê uma olhada no nosso post 8 técnicas para entender a mente do consumidor.

 

Fontes:

Menu Secrets that Can Make You Slim by Design

Tasting spoons: Assessing how the material of a spoon affects the taste of the food

Influence of temperature on taste perception

The Effect of Glass Colour on the Evaluation of a Beverage’s Thirst-Quenching Quality

Assessing the influence of the multisensory environment on the whisky drinking experience

Emotion, cognition, and mental state representation in amygdala and prefrontal cortex

The Surprising Impact of Taste and Smell

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