Você já se imaginou jantando no porão de um teatro? E em um colégio? Que tal de olhos vendados e sem saber qual é o cardápio que será servido? Aparentemente, a comoditização também alcançou o mercado gastronômico, justamente em um período de crise, no qual jantar fora deixou de ser prioridade para muita gente. Por esses e outros motivos, algumas empresas estão apelando a inovações radicais para se diferenciar e encantar seus clientes, sempre focadas na criação de experiências únicas e inesquecíveis.
Talvez o primeiro pensamento que te venha à cabeça, quando falamos de experiências gastronômicas, seja a execução do prato, ou mesmo a sua assinatura por um chef renomado, mas a construção de uma experiência gastronômica única vai um pouco além. Na verdade, muito além…
Nossa língua é capaz de reconhecer 5 sabores básicos: doce, salgado, azedo, amargo e umami (um sabor menos conhecido, geralmente presente em carnes e cogumelos), mas o gosto que sentimos quando comemos ou bebemos algo não é assim tão simples. Você já ouviu falar que o gosto dos alimentos e das bebidas é influenciado pelo cheiro que sentimos, certo? Esse é um bom começo, mas além do aroma, diversos outros fatores podem influenciar essa percepção de sabor. E quando falo em percepção de sabor, estou dizendo que algumas condições realmente mudam o gosto que as pessoas sentem quando estão comendo ou bebendo algo. Nos últimos anos, diversos estudos têm mostrado que o paladar pode ser influenciado por:
Linguagem
Além de “comer com os olhos” também comemos com os ouvidos. Para muita gente, comer um suculento steak au poivre, é infinitamente mais prazeroso que comer um bife com molho de pimenta. De modo geral, a descrição de um prato pode alterar a percepção do seu sabor. Ou seja, chega de servir comidas com nomes sem graça!
Utensílios
colheres de cobre ou zinco realçam o sal da comida. Aparentemente, essa é uma ótima forma para ajudar quem precisar comer menos sal e também para acentuar os sabores do seu prato.
Temperatura
Alguns estudos mostram que a temperatura influencia consideravelmente o sabor de alimentos e bebidas. Enquanto certas bebidas ficam menos amargas quando estão geladas, alguns alimentos, como o presunto, parecem menos salgados são estão aquecidos.
Cores
As cores são muito estudadas por profissionais de psicologia e também de marketing, mas além de influenciar o nosso comportamento em relação às marcas, elas parecem alterar a nossa percepção de sabor. Um estudo em que participantes provaram um mesmo refrigerante em copos de diversas cores mostrou que o líquido do copo azul parecia matar mais a sede. Segundo os autores do artigo, essa percepção pode estar relacionada à associação entre azul e água.
Ambiente
Participantes de uma pesquisa foram instruídos a descrever as nuances de sabor de um mesmo whisky que lhes foi servido em três ambientes diferentes. Surpreendentemente, as nuances descritas pelos participantes variaram entre os três ambientes, sempre associadas a características de cada ambiente.
Expectativas
As expectativas são responsáveis por grande parte do nosso sentimento de frustração ou recompensa, então não poderia ser diferente para alimentos e bebidas. Em um clássico estudo de Neuromarketing, especialistas em vinho provaram um mesmo vinho em duas condições: (i) sendo informados que o vinho era barato e (ii) acreditando que o vinho fosse caro. Preciso dizer que as reações foram muito mais positivas quando eles acreditavam estar provando o vinho mais caro?
Memória
As nossas emoções estão intimamente relacionadas à nossa memória. Conseguir trazer à tona uma emoção ou sentimento específico quando o consumidor está experimentando o prato que você acabou de preparar pode mudar completamente a experiência do consumidor e contribuir para sua fidelização (ou para que ele nunca mais volte ao restaurante).
Entender quais são os fatores que influenciam a percepção do sabor de um alimento ou de uma bebida é o primeiro passo em direção à criação da famosa experiência “wow”, aquela experiência única, incrível e que será lembrada e contribuirá com a fidelização do seu cliente. Para isso, é necessário conhecer a fundo as preferências, desejos e emoções do seu consumidor e aí o neuromarketing entra em cena, te ajudando a entender como o seu consumidor pensa e a criar estratégias que o encantem.
Quer conhecer um pouco melhor as técnicas do Neuromarketing, então dê uma olhada no nosso post 8 técnicas para entender a mente do consumidor.
Fontes:
Menu Secrets that Can Make You Slim by Design
Tasting spoons: Assessing how the material of a spoon affects the taste of the food
Influence of temperature on taste perception
The Effect of Glass Colour on the Evaluation of a Beverage’s Thirst-Quenching Quality
Assessing the influence of the multisensory environment on the whisky drinking experience
Emotion, cognition, and mental state representation in amygdala and prefrontal cortex