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Como criar uma marca confiável

Na era da comoditização – que veio para ficar – criar um elo emocional com o seu consumidor é essencial! Quando uma marca consegue estabelecer uma boa relação com seus clientes, acaba influenciando a maneira como eles pensam, se comportam e, o mais importante, compram!

Cada marca transmite uma mensagem própria, reforçada por diversos atributos. Algumas apelam para a alta performance funcional de seus produtos, outras para uma melhor relação custo-benefício e tem que aposte em marketing inteligente ou maior simbolismo social. Independente do posicionamento de cada empresa, existe uma característica comum às marcas mais poderosas: as promessas feitas aos consumidores são cumpridas! Em outras palavras, essas marcas são confiáveis!

Buscando entender as melhores maneiras de construir marcas confiáveis, um estudo com as maiores marcas de 30 categorias de bens de consumo de massa foi realizado com 12 mil participantes. As respostas desses participantes foram relacionadas aos hábitos de consumo de 150 mil famílias e os resultados você pode conferir abaixo.

1. Seja inovador!

De acordo com a pesquisa, ser percebido como inovador é a ação de marketing mais importante para criar uma relação de confiança com os consumidores. A percepção de uma marca como inovadora é mais importante que sua presença em mídias sociais e até mesmo que as mensagens transmitidas pela publicidade.

2. Não abuse das promoções!

Quando os consumidores percebem as marcas estão apelando a promoções excessivas, a própria credibilidade da oferta pode diminuir, o que traz impactos negativos para a confiança que os consumidores têm naquela marca.

3. Dê preferência a símbolos modernos!

Outra estratégia de marketing que parece funcionar muito bem para marcas que buscam aumentar sua confiança é trabalhar com um posicionamento mais voltado à atualidade. Essa percepção de marca como moderna é mais positiva que ter uma longa trajetória – e não se atualizar – ou ser visto como ícone local.

4. Lembre-se sempre da qualidade!

Algumas marcas optam por um posicionamento mais engraçado e descontraído, o que nem sempre contribui para sua percepção como confiável. Oferecer produtos de alta qualidade é essencial para marcas que quererem se destacar.

De acordo com os pesquisadores desse estudo, altos níveis de confiança criam um ciclo: eles atraem mais consumidores, que por sua vez, geram um maior nível de confiança para a marca.

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Fonte: Warc

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