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Como saber se um produto é capaz de agradar o consumidor?

Quando falamos sobre a capacidade de algo agradar ou não o consumidor estamos nos referindo a emoção que cada estímulo é capaz de provocar nas pessoas.Nosso rosto, por exemplo, é o lugar onde ocorre grande parte das expressões emocionais e, por isso, tem sido foco de estudos que buscam entender as nossas emoções.Uma das metodologias utilizadas para isso é a Eletromiografia Facial (EMGf), uma tecnologia capaz de medir a atividade dos músculos da face, revelando se certos estímulos são percebidos como agradáveis ou desagradáveis (valência emocional). Mas como assim?

A maioria das pesquisas que utilizam o EMGf observam a atividade de dois grandes músculos: o zigomático, conhecido como o músculo do sorriso, e o corrugador, responsável por nossa expressão quando franzimos a testa. O uso desses músculos no estudo da emoção começou com o grupo do pesquisador Gary E. Schwartz, que em uma série de experimentos evidenciou que imagens desagradáveis provocam uma atividade maior sobre o corrugador, enquanto imagens agradáveis possuem uma atividade maior do zigomático.

Devido a natureza fisiológica destes músculos, este tipo de metodologia é muito sensível e capaz de trazerresultados importantes para pesquisas de mercado de grandes empresas, que não seriam acessados com outras metodologias. Para você entender melhor a sensibilidade desta técnica, não é preciso que você de fato produza uma expressão facial para termos resultados. Isso porque o EMGf capta a pré-ativação destes músculos, ou seja, mesmo que a pessoa não faça cara feia, se um estímulo for desagradável, seu músculo corrugador sofrerá uma pré-ativação, liberando um impulso elétrico captado pelo equipamento.

Mas afinal, quando podemos usar essa técnica? Quando queremos entender a valência emocional de um estímulo, ou seja, se algo é capaz de provocar uma reação emocional “boa”, (agradável), ou “ruim”, (desagradável). E você sabe que ser capaz de gerar uma experiência positiva é fundamental para criar relacionamento com o consumidor e fidelização à marca.

E agora chegou a hora do exemplo prático que resume tudo isso, ok? Tivemos um cliente que estava buscando modificar sua embalagem de suco que já estava à venda no mercado. Ele possuía diferentes versões de embalagem e precisava escolher de maneira assertiva qual seria a substituta, já que o investimento para trocá-la era alto.Através do EMGf, foi possível selecionar qual das embalagens era percebida como mais agradável pelo consumidor e o resultado foi de fato surpreendente.

Neste exemplo a metodologia de EMG facial foi capaz de encontrar resultados de grande importância estratégica para a marca, mas é importante mencionar que as possibilidades de uso para esta metodologia são enormes, inclusive para diferentes setores do mercado. Qualquer que seja o setor, se a sua pergunta é sobre a valência emocional, agradável ou não, esse método pode te ajudar!

Gostaria de tirar dúvidas sobre o EMG facial? Escreva para nós!

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