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[COVID-19] Marcas e consumidores em transformação: mudanças nos hábitos de comportamento e compra.

[COVID-19] Marcas e consumidores em transformação: mudanças nos hábitos de comportamento e compra.

A COVID-19 interrompeu nossas rotinas, criando uma necessidade constante de navegar e reavaliar o novo cenário à medida que ele muda. Diante de tantas mudanças na rotina da população, as marcas precisam ressignificar quem são seus consumidores e suas atuais necessidades e sentimentos.

Enquanto os brasileiros vivem medos e incertezas em tempos caóticos, as empresas precisam se preparar para atuar em um novo cenário, desafiando os esforços de construção de valor de marca diante de mudanças tão repentinas.

Nesse artigo, nossos especialistas analisaram três pontos principais que dão uma perspectiva sobre a crise atual, ajudando marcas a se orientarem hoje e no futuro pós-crise.

1. Por que o mundo será diferente.

À medida que governos e sistemas de saúde implementam medidas de restrição de movimento para diminuir as taxas de infecção e as perdas de vida, a população vê sua rotina mudar drasticamente.

Com a restrição radical e em larga escala da forma de viver, a vida e o comportamento do consumidor se encontram drasticamente alterado, mudando a forma como as pessoas gastam dinheiro e usam seu tempo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Kantar, cerca de 78% dos brasileiros estão saindo de suas casas apenas para atividades necessárias, como bancos e supermercados e 23% passaram a realizar home-office.

Muitos hábitos que foram interrompidos de forma abrupta serão substituídos por outros, que serão criados durante esse tempo, ainda indeterminado. Como será o nosso novo normal? O que esperar do consumidor em transformação?

2. A mente do consumidor e os novos hábitos.

Estudos sobre comportamento humano demonstram como a mudança no ambiente ou na rotina é capaz de alterar o hábito das pessoas.

Quando frequentemente comemos uma determinada comida em um determinado ambiente, por exemplo, nosso cérebro associa os dois e nos faz continuar comendo enquanto as pistas ambientais continuarem iguais. Caso um dos fatores mude, somos capazes de interromper o hábito e modificá-lo a partir de novos gatilhos.

É o caso da crise causada pela COVID-19. O impacto causado por uma disrupção tão grande no estilo de vida causa mudanças permanentes na nossa sociedade, transformando nossos hábitos e crenças.

Vindos de um mindset de individualismo, status e consumismo, esse momento vem sendo capaz de reavaliar prioridades, que tende a valorizar mais a comunidade, conectividade, cooperação e bem-estar, afetando a maneira como a população irá consumir durante e pós-surto.

3. Como ser uma marca protagonista.

É preciso encontrar uma direção. Na busca por um posicionamento, é vital que as marcas evitem os pólos da omissão e do oportunismo, especialmente em momentos delicados como o que vivemos.

  • Assuma um papel protagonista: não seja omisso e não explore a pandemia para se promover descaradamente. Use sua marca como uma maneira poderosa de amplificar o que você precisa dizer.
  • Os consumidores esperam sintonia entre as marcas e os seus sentimentos: nesse momento, 40% dos consumidores acham que tons humorísticos devem ser evitados, enquanto 70% esperam que as marcas adotem um tom tranquilizador.
  • Vá além do produto. As marcas estão com medo de dizer algo errado durante a pandemia, mas mostrar empatia durante a crise é melhor do que ficar em silêncio.

Como fornecedora de informações e insights sobre a neurociência e a disponibilidade mental de seus consumidores, a Forebrain está comprometida em encontrar novas soluções que compreendam as percepções sobre a crise e novos comportamentos.

Vamos cocriar e encontrar maneiras de garantir que as marcas se desenvolvam junto com os consumidores durante e pós-pandemia. Deixe seu e-mail aqui nos comentários ou escreva para contato@forebrain.com.br.

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