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Da ficção para a realidade: como controlar a atenção do consumidor

consumidoraVocê já se perguntou como seriam as campanhas publicitárias se pudéssemos induzir os consumidores a olharem para lugares específicos? Um estudo recente afirma que é possível controlar a atenção dos telespectadores, muito mais do que podemos imaginar.

De acordo com uma pesquisa feita na Kansas State University, os telespectadores têm um controle limitado sobre o movimento dos seus olhos quando estão tentando compreender o enredo dos filmes. Por isso, em uma imagem estática é normal que as pessoas olhem para diferentes regiões, mas durante um filme, de repente, todo mundo está olhando para o mesmo lugar, ao mesmo tempo.

Esse fenômeno é conhecido como sincronia atencional e tem servido como base para a criação de diversas estratégias de comunicação. Segundo os autores do artigo, os produtores de filmes estão se aprimorando na arte de direcionar o olhar do telespectador para certos estímulos. Fique calmo, é impossível controlar a mente das pessoas! Mas os bons profissionais de comunicação podem ter um bom controle sobre a atenção dos consumidores…

COMPREENSÃO X ATENÇÃO

Por mais que muita gente acredite que a compreensão do enredo de um filme tenha grande influência na movimentação do olhar dos telespectadores, os resultados do estudo mostram que isso não é verdade. Para comprovar essa teoria, chamada de “tirania do filme”, os pesquisadores dividiram participantes em dois grupos, com o objetivo de criar uma diferença na compreensão do filme, entre eles. O primeiro grupo assistiu a um trecho de 12 segundos de um filme, enquanto o segundo grupo assistiu a um trecho maior, de três minutos, do mesmo filme.

Após a exibição dos trechos para os dois grupos, todos os participantes foram questionados sobre o que eles imaginavam que aconteceria a seguir. Os participantes que assistiram ao trecho maior foram capazes de predizer as próximas cenas com muito mais facilidade, como era esperado. Esse fenômeno por ser observado na prática. Imagine que você está assistindo um filme desde o começo e seu amigo chega na metade. Quem vai demorar mais tempo para entender o que acontece nas próximas cenas?

Depois de criar essa diferença entre os grupos, os pesquisadores compararam o movimento dos olhos dos participantes para verificar se a compreensão da história teria algum impacto no direcionamento do olhar dos participantes. Surpreendentemente, as diferenças entre os movimentos dos olhos eram muito pequenas, bastante sutis. Quando os padrões de visualização foram comparados, eles pareciam virtualmente idênticos, o que sugere um alto grau de sincronia atencional entre os participantes dos dois grupos.

Imagem ilustrando resultados de um teste de visualização. A cor vermelha indica as regiões com maior número de visualizações e a cor verde indica as regiões com menor número de visualizações.
Imagem ilustrando resultados de um teste de visualização. A cor vermelha indica as regiões com maior número de visualizações e a cor verde indica as regiões com menor número de visualizações.

Sabendo que é possível direcionar o olhar do seu consumidor para elementos e regiões específicas, surge a pergunta: como eu faço isso? Atualmente existem diversas ferramentas, como o eye-tracking, capazes de medir a real visualização de marcas, produtos e outros estímulos e, com isso, aprimorar a criação de campanhas publicitárias, materiais de venda, produtos, embalagens e até mesmo de orientar a organização de PDVs.

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Fonte: Plos One

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