11 3569-9844 | 21 2533-2961
Disponibilidade Mental, Sistema 1 x Sistema 2 e MINDEX

Disponibilidade Mental, Sistema 1 x Sistema 2 e MINDEX

1) Disponibilidade Mental

O que é esse conceito e por que ele é importante para a sua marca?

A Disponibilidade Mental é um conceito que se baseia na probabilidade de uma marca ser notada, reconhecida ou lembrada em um momento de decisão de compra. Isso só é possível quando a marca impacta positivamente o inconsciente do consumidor, criando expectativas positivas e experiências cada vez melhores.

Quanto maior a expectativa do consumidor e melhor a experiência que ele possui com a marca, maior a Disponibilidade Mental construída, aumentando assim a intenção de compra do consumidor a favor de uma determinada empresa.

A Disponibilidade Mental precisa ser vista sob as lentes da neurociência que nos mostra que a tomada de decisão, na maior parte das vezes, é feita de forma inconsciente, através de processos implícitos.

2) Entendendo o Sistema 1 x Sistema 2

 O processamento das informações no nosso cérebro funciona através de dois sistemas, o Sistema 1 e o Sistema 2.

O Sistema 1 é onde fica o nosso processamento inconsciente e funciona como um piloto automático, nos ajudando a tomar decisões baseadas nas experiências, emoções e de forma rápida. Esse sistema tem uma baixa demanda de energia e 95% do processamento das informações ocorre no Sistema 1.

Por outro lado, o Sistema 2, responsável pelo pensamento racional e consciente, representa apenas 5% do processamento do nosso cérebro e demanda um alto gasto energético. Este sistema costuma ser acionado quando nos deparamos com problemas mais complexos, nos quais a tomada de decisão exige maior raciocínio.

A maior parte das nossas tomadas de decisões, incluindo no momento da compra, acontecem a partir do processamento das informações do Sistema 1. Por isso, é importante que as marcas atinjam este sistema e isto é possível quando elas são capazes de criar Disponibilidade Mental.

MINDEX SISTEMAS

3) O MINDEX

Baseado no conceito de Disponibilidade Mental, a Forebrain desenvolveu um Modelo de Investigação de Expectativas & Experiências através do uso da Neurociência e Comportamento: MINDEX.

O conceito de expectativa e experiência pode ser aplicado a todas as grandes áreas de Marketing e Comunicação, aqui na Forebrain divididas em Narrativas Emocionais, Memórias Associativas, Percepção Sensorial e Saliência Atencional.

MINDEX

A partir desse modelo, buscamos entender o impacto dos diversos estímulos no inconsciente dos consumidores, avaliando áreas como: publicidade, percepção de produtos, embalagens e fragrâncias, branding, PDV e mídia.

É através desse entendimento de como o nosso cérebro funciona e de tecnologias da neurociência que podemos desvendar os novos comportamentos do consumidor durante e pós contexto de COVID-19.

Gostou? Para assistir a LIVE na íntegra, é só clicar nesse link. Em breve, teremos a próxima. Não perca!

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound