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Entendendo sobre Percepção de valor e preferências do consumidor

Aqui no blog nós já conversamos diversas vezes sobre a importância de impactar o seu consumidor, gerando emoções positivas, para que uma relação duradoura entre a marca e o seu público-alvo seja estabelecida.

Já falamos também, sobre diferentes maneiras de avaliar como novos produtos, novas embalagens e mudanças de posicionamento de marca são percebidas emocionalmente pelo consumidor. Se elas são percebidas com valência positiva (ou seja, percebidas como agradáveis) ou se a percepção delas possui uma valência negativa (sendo percebidas como desagradáveis).

O caso é que todo esse desejo de criar produtos que agradem cada vez mais o consumidor é perseguido porque além de querermos que os mesmos estejam satisfeitos com a qualidade dos produtos também queremos que os nossos produtos e serviços sejam percebidos como de alto valor. No fim do dia, queremos de fato agradar nossos consumidores, e também  que os produtos não fiquem parados nas prateleiras, queremos vender.

O pulo do gato se encontra exatamente nesse ponto: como ter certeza de que os produtos também são percebidos como tendo alto valor? Como saber se os produtos possuem uma alta intenção de compra?

É sobre isso que eu gostaria de falar com vocês hoje! Não é preciso ficar na dúvida quanto a esses aspectos importantíssimos do mercado de venda pois é exatamente aí que podemos aproveitar os diversos conhecimentos proporcionados pela Economia Comportamental!

A economia comportamental é uma área científica que estuda os processos de tomada de decisão e a preferência dos consumidores.

Através de algumas metodologias simples, as técnicas de economia comportamental permitem que observemos como certos produtos e embalagens são percebidos quanto ao seu valor frente a concorrentes ou outras versões do mesmo produto. Dessa forma, a economia comportamental abre uma janela para entendermos quais são as preferências implícitas na mente do consumidor.

Aqui na Forebrain nós já realizamos alguns estudos que utilizaram um instrumento de economia comportamental chamado jogo do leilão. Se você quiser saber mais um pouco sobre essa técnica e sobre que tipo de resultados ela pode te oferecer, no nosso site nós temos um case que fala sobre a sua utilização, realizado para a empresa de Pet Food, Special Dog.

Ficou curioso, baixa lá!

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