O objetivo do estudo é aproximar marcas e consumidores por meio de estratégias de comunicação eficientes, que só são possíveis quando o receptor da mensagem é influenciado efetivamente. Todos os comerciais analisados ficam disponíveis em uma plataforma online, chamada BRAIN Analytics, que permite a análise e comparação de filmes publicitários e criação de insights de comunicação.
Por meio de técnicas neurocientíficas, foram mensuradas as reações inconscientes de mais de 1200 consumidores. O estudo traz aprendizados sobre o que faz o consumidor prestar mais atenção na mensagem, quais formatos podem aumentar a memorização do comercial, ou mesmo como criar anúncios capazes de provocar uma resposta emocional mais impactante nos consumidores.
O BRAIN 500 surgiu para potencializar a experiência de comunicação e impulsionar as vendas. O estudo reúne uma série de insights estratégicos, pautados em informações científicas.
Segundo Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain, a comunicação é caracterizada em sua maior parte por estratégias de comunicação unilaterais, onde não há uma resposta direta do receptor. Ainda assim, a publicidade apresenta claramente expectativas com relação a um retorno do consumidor ao medir indicadores como intenção de compra, recall, brand awareness e market share.
“Quando analisamos as respostas neurais dos consumidores frente a uma peça publicitária, podemos entender, de fato, como ele decifra os códigos enviados pelo anunciante, sem intermediários”, explica Billy. Ao desenvolver estudos como o BRAIN 500, a Forebrain auxilia as marcas a entenderem o real impacto de suas estratégias de comunicação sob a ótica do principal interessado, o consumidor.
Para conhecer melhor o BRAIN 500, a Forebrain disponibilizou um trial do estudo, composto por seis cases. Todos que baixarem o estudo receberão 15 dias de acesso gratuito à plataforma de dados BRAIN Analytics.
Confira aqui: www.forebrain.com.br/brain500