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Multidisciplinaridade é ordem!

Você lembra do texto “Prêmio Nobel de Economia e Neurociência”? Lá eu contei para vocês um pouquinho sobre o Prêmio Nobel de Economia desse ano, que foi dado à Richard H Thaler. O estudioso, que tem formações na área de economia, propôs que as tomadas de decisão passam por todo um processo psicológico e inconsciente, atrelando questões econômicas às neurocientíficas. Lembrou?

Esses estudos que acabam reunindo diferentes áreas em prol de um único resultado se mostram cada vez mais agregadores em uma sociedade em que tudo converge, as culturas, o consumo, os meios de comunicação… tudo está se tornando mais plural.

Em cima dessas questões, resolvi trazer um estudo que fortalece exatamente essa ideia dos benefícios que a colaboração entre diferentes áreas pode trazer. Realizada nos EUA, a pesquisa foi desenvolvida por psicólogos e economistas, e tinha como objetivo entender como funcionava o processo de decisão dos consumidores (mais ou menos parecido com o que o ganhador do Prêmio Nobel de Economia deste ano estudou).

Um dos principais insights do estudo, foi mostrar como a união da psicologia com a economia foi capaz de trazer um entendimento ainda maior do comportamento dos consumidores. Por exemplo, em uma das etapas da pesquisa, os economistas queriam fazer perguntas mais elaboradas, enquanto que os psicólogos queriam ir mais direto ao ponto. Criando uma solução para o impasse, eles fizeram perguntas mais diretas (como propuseram os psicólogos), mas com respostas (em formato de múltipla escolha) que os economistas conseguissem entender. Resultado: descobriu-se que perguntas mais simples e objetivas, eram mais facilmente entendidas pelos consumidores.

Podemos observar a tendência da multidisciplinaridade até dentro da própria neurociência. Nos últimos 30 anos, as pesquisas e estudos no ramo tiveram um grande avanço, principalmente por conta do desenvolvimento tecnológico. Com esse avanço, as pesquisas do cérebro humano se tornaram menos invasivas e deram origem a novas linhas de pesquisa, que beneficiam o progresso de diferentes áreas.

Poderia citar várias, mas algumas dessas linhas são:

– Neuromarketing (não preciso nem dizer, né?)

– Neurociência Organizacional

– Neuroética

– Neurocultura

– Neuropsicologia

– Neuroarquitetura

O mercado atual certamente possui muitas palavras de ordem, mas a do texto de hoje é: multidisciplinaridade! A integração de diferentes áreas do conhecimento permite um entendimento mais holístico de um mesmo tema, sendo possível enxergar um mesmo tópico de discussão a partir de diferentes visões. É o caso do comportamento do consumidor, que sempre falamos por aqui. A chegada da neurociência permitiu avanços importantes no entendimento dos aspectos inconscientes que influenciam nossa tomada de decisão e escolha de marcas e produtos. A multidisciplinaridade é peça chave para a inovação, por isso esteja aberto a novidade!

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