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Neuromarketing aplicado ao User Experience e Aplicativos

Nos últimos anos, diferentes marcas implementaram em suas estratégias de marketing o famoso mobile como mais um meio de comunicação para se conectar com seus consumidores. Dada a alta penetração do uso de aparelhos móveis, os apps de marca são uma ótima oportunidade para as empresas entregarem uma experiência 360°.

Na entrega dessas experiências 360°, os aplicativos móveis estão dando forma a novas expectativas de serviços, e por isso, melhorar as experiências dos usuários nos apps (ou User Experience, UX) e as conversões é fundamental atualmente. Apesar das marcas saberem da importância de criar aplicativos que proporcionem uma excelente experiência para o usuário, nem todas acertam.

Mesmo que alguns conceitos de User experience (UX) para web sejam aproveitados no desenvolvimento de aplicações mobile, é importante conhecer boas práticas próprias de aplicativos, resultando em melhores projetos e em um maior engajamento por parte dos consumidores.

Com tantos aplicativos disponíveis, lançar uma ferramenta boa não basta para a construção de marca ou conversão: é preciso criar um app bem feito. De acordo com uma pesquisa da AppsFlyer, o consumidor brasileiro foi listado como um dos que mais removem apps do celular devido a experiências negativas.

Pensar na melhor maneira de colocá-lo em prática envolve, além de uma estratégia bem construída, o conhecimento do público-alvo para a definição do melhor caminho a ser seguido. Uma coisa é certa: a melhor forma de saber como o usuário pensa e como utilizaria o aplicativo é fazendo testes de experiência, otimizando e adequando seu app ao comportamento humano. É nesse momento que a neurociência do consumo entra em cena!

Quais são os pontos fortes e fracos no design do seu App?

A aparência visual do app – a estrutura em si, a disposição dos elementos, a organização das abas e cores – é indispensável para a experiência de uso do usuário. Para responder essa pergunta para as marcas, indica-se o eye-tracking, um aparelho que captura a movimentação do olhar dos usuários, capaz de avaliar quais pontos chamam mais atenção no app (ou site, por exemplo), quais lugares são observados por mais tempo e até mesmo se o caminho percorrido pelo olhar do usuário é aquele que você deseja, minimizando as chances da experiência ser negativa.

Para saber como seus usuários estão navegando no aplicativo mobile, o eye-tracking é uma ótima opção!

Seu app é facilmente associado à minha marca?

Quando o assunto é User Experience, é importante pensar também sobre conceitos de marca. Será que seu aplicativo traduz a identidade da sua marca? Utilizando a metodologia do Teste Implícito de Priming (TIP) é possível analisar as redes associativas cerebrais do usuário, descobrindo quais e como são associados os principais conceitos de marca às ações e estratégias da experiência do usuário.

Essas são apenas algumas perguntas que recebemos de clientes quando o assunto é User Experience e Apps e, como você pode perceber, as respostas estão sempre no entendimento do comportamento e da percepção implícita consumidor diante dessas variáveis!

Quer saber um pouco mais sobre como a Forebrain pode ajudar no User Experience em aplicativos de marca? Fale com um de nossos especialistas!

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