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Nomes da Ciência que contribuíram para o estudo do comportamento do consumidor.

No último dia 8 comemoramos o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador. Trabalhando com pesquisa, não poderia deixar essa data passar em branco! Por isso, reuni nesse post 3 pesquisadores que realizaram grandes contribuições no estudo do comportamento humano e, consequentemente, no entendimento do consumidor.

O primeiro que vou te apresentar é o israelense Daniel Kahneman.

Talvez você já tenha ouvido falar nele como o ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2002. Um feito incomum, visto que Kahneman é psicólogo. Você também pode conhece-lo como o autor do best-seller “Rápido e Devagar: Duas formas de pensar”. Seja como for, este psicólogo revolucionou a área de economia comportamental e tomada de decisão ao propor dois sistemas de processamento cerebral. De modo resumido, o que sua pesquisa nos mostrou é que a razão humana está sujeita a erros e se quisermos tomar melhores decisões, devemos estar cientes desse viés cognitivo; essa descoberta foi muito útil porque tem aplicabilidade direta ao consumidor. Se quiser saber mais sobre esse modelo, já falamos dele aqui.

Outro nome importante no estudo de tomada de decisão é António Damásio.

Esse neurologista e neurocientista português mudou a forma como pensamos na relação razão e emoção. Autor do livro “O Erro de Descartes”, uma de suas frases mais famosas é que “toda e qualquer expressão racional está baseada em emoções”. Ao contrário do que acreditava a psicologia, neurociência e filosofia no século 20, Damásio sugere que as emoções desempenham um papel fundamental na tomada de decisão, e é o que nos permite tomar decisões em um curto espaço de tempo. Grande parte de sua pesquisa está pautada na relação entre emoções, racionalidade humana e a biologia por trás disso.

Diferente dos dois anteriores, que focaram suas pesquisas no estudo da emoção, o último nome que irei trazer hoje é o de Eric Kandel, um importante pesquisador no estudo da memória.

Kandel recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 2000 por descobrir o papel central que as sinapses desempenham na memória e no aprendizado. Sua pesquisa demonstrou que mudanças na função sináptica formam diferentes tipos de memória, que podem ser de curto prazo, durando de minutos a horas, ou de longo prazo, podendo permanecer por semanas. O estudo da memória é relativamente recente, e suas descobertas foram de enorme importância para a compreensão de como funciona o processo de memorização.

É claro que existem outros pesquisadores que realizam importantes contribuições e conseguem impactar a forma como entendemos as pessoas e o mundo ao nosso redor. A escolha de nomes como Kahneman e Damásio foi para reforçar a importância da emoção no nosso dia-a-dia. Entender o papel da emoção na tomada de decisão é fundamental para entender o comportamento do consumidor. O trabalho de Kandel, por outro lado, iluminou uma área de grande interesse de marcas e anunciantes: ser memorável para seus consumidores. Entendendo o mecanismo por trás de processos cognitivos, como a memória, nos permite traçar estratégias mais eficientes para alcançar o objetivo de se manter na mente do seu público.

Ficou interessado na aplicabilidade do trabalho de algum deles? Converse com um especialista do nosso time.

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