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O impacto do design de produtos na tomada de decisão

É comum ouvirmos falar que não devemos escolher um livro pela capa, mas continuamos fazendo isso o tempo todo. Talvez não façamos com os livros, mas compramos diversos produtos porque a embalagem era atraente. Mas o que a neurociência tem a dizer sobre isso?

A busca por estímulos atraentes é um comportamento natural do ser humano, mas ainda nos resta entender porque não somos capazes de resistir a um “rostinho bonito”. Em uma pesquisa de neuromarketing os consumidores tiveram que escolher entre embalagens mais ou menos atraentes. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes escolheu os produtos com embalagens de design atraente, mesmo quando a marca do produto não era conhecida. Estes produtos foram escolhidos mais vezes que os produtos de marcas conhecidas, independente do preço de cada um.

Além disso, o estudo mostrou que ao observar as embalagens dos produtos mais atraentes, houve uma maior ativação de áreas do cérebro relacionadas ao famoso sistema de recompensa. Os pesquisadores observaram uma maior ativação do córtex pré-frontal ventromedial (vmPFC), do núcleo accumbens e do córtex cingulado. Estes resultados não foram influenciados pelas marcas dos produtos (conhecidas vs. desconhecidas), sugerindo que o design dos produtos e embalagens gera uma resposta de recompensa mais forte do que uma marca.

Estes resultados mostram a impacto do design de produtos e embalagens no comportamento e tomada de decisão dos consumidores. Em um mercado onde as necessidades básicas dos consumidores parecem estar satisfeitas, e os benefícios oferecidos por cada produto se tornam cada vez mais parecidos, a diferenciação assume aspectos menos tangíveis, como o design. Enquanto produtos comprados apenas pela sua funcionalidade correm o risco de perder seu apelo ao se tornarem tecnicamente obsoletos, produtos com qualidades estéticas podem ser apreciados por um período mais duradouro, que vai além da sua funcionalidade.

Este estudo mostra que o comportamento de compra é modulado pelos aspectos estéticos de uma embalagem. Se você não acredita nisso, fica aqui a minha sugestão para que reflita calmamente sobre seu comportamento de compra, afinal que atire a primeira pedra quem nunca foi seduzido por uma linda embalagem ou por aquele design simplesmente p.e.r.f.e.i.t.o!

Fonte: Journal of Consumer Psychology

 

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