11 3569-9844 | 21 2533-2961

O impacto do vídeo no Marketing Digital

Você já se perguntou como o consumidor se sente com relação as publicidades no meio digital? Uma coisa é fato, existem diversos tipos de formatos de propaganda para o meio digital, mas a questão central é como os consumidores reagem a cada um deles.

Hoje em dia, um dos formatos de publicidade on-line que tem ganhado cada vez mais investimento são os anúncios em formato de vídeo, não é à toa que o que mais se vê na internet são reportagens contando sobre essa tendência no mercado. Só em 2016, as marcas direcionaram 57% de seus orçamentos para anúncios digitais nesse formato.

Acompanhado de todo esse crescimento, surgem grandes desafios, como, por exemplo, entender a eficácia deste modelo de propaganda diante de tantas  métricas existentes para avaliá-lo. Isso acontece porque o universo dos vídeos possui elementos únicos quando comparado com outras opções de marketing digital. Vamos entender um pouquinho mais sobre eles? A primeira coisa que é importante ser abordada é a questão da atenção, afinal, o primeiro dever de um anúncio publicitário é chamar atenção. Essa é a primeira etapa para a geração de uma resposta emocional ou intenção de compra por parte do consumidor. Falando em termos de vídeo, o mesmo pode chamar atenção tanto de forma visual, como auditiva. Entretanto, no mundo das redes sociais, sabemos que muitas vezes a atenção visual pode ser mais importante, já que nem sempre o vídeo será visualizado com som. São diversas as possibilidades por aqui!

Nesse momento, nos deparamos novamente com algumas das dificuldades que acompanham esse formato, pois a indústria publicitária ainda discute quais os padrões de visibilidade devem ser seguidos. É neste momento que a neurociência surge para facilitar a implementação dos vídeos como propaganda digital.

De qualquer modo, a minha dica para você é que preste atenção nos seguintes pontos que podem direcionar a atenção visual:

Tamanho que o anúncio irá ocupar com relação à tela: os anúncios precisam estar localizados de forma que sejam facilmente visualizados. Se tratando de vídeos, mais ainda, pois para entregar sua mensagem é preciso que o espectador de fato assista à peça, e existem lugares estratégicos para tal, dependendo de cada meio (redes sociais, páginas da web, etc).

Duração do vídeo: vídeos muito longos demandam, necessariamente, uma construção muito engajante para manter o público assistindo. Acredite, essa não é uma tarefa das mais fáceis! Nossa capacidade atencional é limitada e direcionamos nossa atenção de forma bastante econômica, mas não se preocupe, é possível descobrir se o seu filme está engajando ou não e melhora-lo se for necessário!

Opção do consumidor de evita-lo: ninguém quer gerar um sentimento ruim com relação a sua marca simplesmente porque não deu ao consumidor a opção de ver – ou não – aquele anúncio, certo? O ambiente digital é, muitas vezes, uma jornada mais pessoal para o consumidor e, portanto, é importante que ele tenha escolha sobre o que vai ou não assistir!

O impacto de formatos diferentes nem sempre pode – ou deve – ser medido através das mesmas ferramentas. Afinal, a interação do consumidor com cada meio é única e assim é também sua experiência. Para medir efetivamente o desempenho de campanhas que utilizam o vídeo como forma de veicular sua mensagem, é preciso entender as particularidades deste formato.

Você já teve experiências com publicidade digital antes? Conte para a gente 😉

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound