11 3569-9844 | 21 2533-2961

O neuromarketing explica a importância das relações sociais

O final do ano chegou e com ele, o clima de comemorações, as expectativas por presentes, comidas típicas, descanso e principalmente pelo momento de união com nossos amigos e familiares.

Não importa se a sua família é grande ou pequena, ou se os laços são ou não de sangue. Tampouco importa o número de pessoas que estarão presentes na sua comemoração. No fundo, o segredo de toda essa magia de Natal está escondido em todas as relações sociais que conseguimos estabelecer ao longo de nossas vidas. É com base na qualidade dessas relações que sentimos prazer em festejar o final de mais um ano!

As relações sociais são muito importantes para a saúde mental e física do ser humano, por isso, diversas pesquisas têm buscado compreender essas relações e como elas afetam nossas percepções e sentimentos. Como gostamos muito de neuromarketing e não perdemos uma única oportunidade para estudar o comportamento humano, separamos, para você, três estudos que explicam como a neurociência interpreta as relações interpessoais:

  1. A pesquisa realizada por Heinrichs e colaboradores, que tenta entender a importância dos amigos em nossas vidas, mostrou que ter um amigo ao seu lado, oferecendo apoio, reduz significativamente os níveis de estresse, quando somos expostos a situações que envolvem pressão, como por exemplo, entrevistas de emprego;
  2. A segunda pesquisa que separemos, feita por Detilion e colaboradores, mostra que não são apenas os seres humanos que se beneficiam da companhia de um amigo. O estudo revelou que hamsters mantidos em dupla são capazes de se recuperar de ferimentos mais rapidamente que hamsters isolados. Ou seja, a pesquisa indica que o estresse atrapalha a resposta de cicatrização e que o suporte oferecido por um amigo é capaz de reverter esta situação;
  3. Por último, mostrando que o amor é fundamental, um terceiro estudo observou que casais humanos que se comunicam melhor, também apresentam uma maior velocidade na resposta de cicatrização, comparados àqueles casais com baixo nível de comunicação. Melhor comunicação, melhor relacionamento, melhor vínculo social, melhor resposta imunológica, melhor saúde!

Esses estudos representam um pequeno exemplo de por que devemos aproveitar ao máximo cada momento que conseguimos ficar perto das pessoas que amamos. Por isso, neste Natal, abrace todos os seus amigos e familiares, lembre-se de quem está sempre por perto e também de quem está distante, dê um telefonema carinhoso e deixe a alegria e o bem-estar das festas de final de ano te contagiarem. Fortaleça seus vínculos sociais e leve uma vida feliz e saudável! Feliz Natal!

Feliz Natal!
Feliz Natal!

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound