11 3569-9844 | 21 2533-2961
O papel da TV diante do “novo” cotidiano

O papel da TV diante do “novo” cotidiano

No último texto falamos sobre a necessidade das marcas em encontrar o equilíbrio entre dados de performance e construção de marca a longo prazo.

Trazendo esse contexto para a realidade do “novo” cotidiano causado pela COVID-19, sabemos que a jornada de compra do consumidor se concentrou, em sua maioria, no e-commerce.

Por esse motivo, marcas reduziram seus investimentos em anúncios de mídia tradicional enquanto priorizaram publicidades digitais, uma vez que o bloqueio registrou aumentos significativos no consumo de mídia online em todas as faixas etárias.

Nesse caminho, assim como todas as mídias tradicionais, a TV vem sofrendo seus impactos em sua receita de anúncios. Segundo dados de previsibilidade do WARC, parte da verba global destinada a televisão cairá de 30,3% em 2019 para 26,9% em 2021, com uma proporção crescente sendo direcionada apenas para canais de performance.

A redução dos investimentos televisivos traz um questionamento importante: além do impacto monetário, quais são os efeitos a longo prazo para a relação marca-consumidor?

Com a normalização crescente da vida rotineira, é preciso pensar que o consumidor precisa de uma preparação emocional. Durante a pandemia, a TV foi registrada como uma das fontes mais confiáveis de informação. Além disso, é uma ferramenta altamente eficaz para a ressonância emocional, sendo a entrega de emoção um driver importante para a eficácia publicitária.

Segundo a Kantar, desaparecer na TV é um grande risco ao negócio. Os cortes em anúncios na televisão, ainda que por um período curto de tempo, podem ter um efeito prejudicial na construção de marca a longo prazo. No mesmo caminho, empresas que aumentam seus gastos com marketing e comunicação em épocas de recessão se recuperam três vezes mais rápido, resultando em maior volume de vendas e participação de mercado a longo prazo.

Marcas internacionais, como Birds Eye, têm encontrado maneiras de planejar, criar e metrificar comerciais de TV em tempo e custos reduzidos, em conformidade com as restrições governamentais e distanciamento social.

A Budweiser, por exemplo, encontrou sucesso reativando sua clássica campanha “Whassup”, regravando apenas o áudio para refletir melhor a vida em quarentena, superando todos os outros anúncios veiculados durante a pandemia – segundo dados da System1.

Em momentos de poucas certezas, mais importante do que dizer é saber exatamente o que precisa ser dito. Consumidores almejam marcas que lideram o movimento de trazer mensagens consistentes, adotando um tom sensível e empático às circunstâncias atuais. É preciso se concentrar em alcançar conexão com o seu público, trazendo reflexos positivos para construção de marca a longo prazo.

Está com dúvidas se vale a pena sua marca voltar a anunciar em TV neste período de recuperação da pandemia? Fale com a gente, nosso banco de dados neurocientifico de mais de 1.300 comerciais te ajudará a construir uma campanha eficaz, pautado nas evidências que o cérebro nos conta a cada pesquisa.

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound