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O poder da cor para seu Branding

Não faz muito tempo que nós escrevemos uma série de posts sobre o Neuromarketing e o Branding, mas resolvi voltar a falar sobre esse assunto hoje! Isso porque me deparei com um estudo que abordava um outro lado do branding que é muito importante e, muitas vezes, o que menos atentamos: as cores!

“A cor pode representar até 85% da razão pela qual as pessoas compram um produto ao invés de outro e aumentam o reconhecimento de marca em 80%”

No texto “Aplicando o Neuromarketing ao Branding”, a Camila explica rapidamente o que é o branding, e para introduzir o texto de hoje, vamos relembrar! O branding são todas as ações e estratégias criadas para a representação de uma marca. Nós sabemos que por trás de uma marca existe toda uma identidade, uma percepção por parte dos consumidores dessa mesma identidade, uma cultura, um segmento de mercado e até mesmo associações realizadas pelo cérebro dos consumidores com relação a ele.

Uma das primeiras etapas para a criação de um branding é a identidade visual, que envolve fontes e cores. Mas é muito importante que essa escolha seja cuidadosamente estudada. Não basta saber quem você é como marca, é preciso que você entenda profundamente seu público-alvo e seu segmento de mercado. Vamos lá!

Um estudo mostrou que as cores de uma marca são capazes de impactar o processo de tomada de decisão inconsciente dos consumidores. Essa pesquisa foi realizada a partir de diversos estudos de caso com diferentes marcas, de segmentos de mercado que vão desde fast-food (cujas cores são predominantemente fortes, como o vermelho e o amarelo), até limpeza (com cores mais claras, como azul e branco).

Foram algumas as conclusões diante dessas pesquisas:

  • As cores carregam associações implícitas por trás delas.

As cores fortes, como vermelho e amarelo, funcionam para marcas que desejam passar um senso de urgência e até chamar atenção. (Faz sentido quando pensamos em redes de fast-food, né?) Isso porque essas cores sempre foram usadas pela sociedade para chamar atenção, para avisos, placas, etc.

Agora, e os produtos de limpeza? Na maioria das vezes usam as cores azul e branco, que passam sensações de claridade, suavidade e frescor. Na sociedade, azul e branco são as cores do mar, do céu, o que automaticamente nos faz pensar em descanso e paz.

  • É importante saber que não é só sobre a cor, mas o conjunto!

Como eu disse lá em cima, é importante saber que a cor deve conversar com a categoria de produto na qual você está inserido, mas não só isso. É importante que o nome da sua marca e a cor que você escolher combinem entre si.

A mente dos consumidores é uma caixinha de surpresas e, muitas vezes, os profissionais fazem mudanças que acham que vai funcionar, mas no final das contas, só confunde os consumidores e os desagrada.

  • Conheça seu público!

Digo isso porque, em um dos cases do estudo, uma nova embalagem de um lanche de frutas foi testada com homens e mulheres. Foram duas diferentes cores para a embalagem: roxo e verde. O que os pesquisadores descobriram foi que as duas cores impactaram cada um dos públicos de formas completamente diferentes.

Para finalizar, minha dica é bem simples: entenda tudo a sua volta. O mundo do marketing é realmente muito vasto e engloba diversas opções e detalhes aos quais se deve atentar. Entender o contexto do mercado e do seu segmento é fundamental, mas entender a mente do consumidor é tão importante quanto!

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