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O poder da marca na experiência do consumidor

Lembra do meu texto “As experiências de hoje, o sucesso das marcas de amanhã”? Se não lembra, sem problemas, vamos dar uma recapitulada. Nesse post eu falei sobre como o mercado e a economia evoluíram ao longo do tempo, saindo de uma postura de oferta de produtos e serviços para uma postura de promoção de experiências.

Nesse texto eu expliquei um pouco sobre o porquê dessa mudança ter ocorrido e porque é importante estreitar os laços com o seu consumidor através de momentos e estímulos capazes de chamar sua atenção, motivá-lo e permanecer em sua memória.

Todos esses aspectos são essenciais para a construção de uma marca forte e a promoção de uma relação positiva de proximidade no inconsciente do consumidor. Hoje eu quero reforçar um ponto muito importante: o quanto a construção de um branding robusto pode impactar na percepção não só da marca como um todo, mas também dos produtos e serviços que ela tem a oferecer.

Para isso, hoje eu trouxe um case de um estudo realizado pela Forebrain que encontrou resultados super interessantes com relação ao impacto que uma marca pode ter na experiência do consumidor! O projeto consistiu na avaliação de duas versões diferentes de uma loção hidratante. O objetivo da marca era avaliar se a mudança que estava sendo proposta para o produto seria percebida de maneira mais positiva ou mais negativa do que o produto original.

O pulo do gato, no entanto, é que o projeto foi realizado em duas etapas: uma etapa unbranded, na qual as participantes desconheciam a marca do produto, e uma etapa branded, ou seja, os consumidores sabiam a qual marca o produto pertencia.

Dessa forma, além de avaliar o impacto emocional implícito gerado pelo uso das diferentes versões do produto, foi possível analisar como o conceito do produto e a presença da marca foram capazes de impactar na experiência de uso dos consumidores.

Não vou dar mais spoilers, mas posso adiantar que o resultado foi fortemente influenciado pela presença da marca e a percepção emocional implícita do consumidor sofreu variações importantes quando comparamos as etapas branded e unbranded.

Ficou curioso para saber como observamos isso? Então baixe o nosso case “O poder da marca sobre a experiência do consumidor” nosso mais novo estudo de Sensorial Test!

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