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Os reais benefícios do uso de celebridades

Hoje eu queria comentar uma estratégia que talvez seja a mais clichê quando pensamos em comunicação de marca, principalmente das grandes empresas. Consegue pensar o que seja?

Muitas empresas fazem uso de figuras públicas, como celebridades, para endosso de marca, durante suas campanhas publicitárias. Acredito que quando o assunto é esse, a pergunta principal está justamente na efetividade desse tipo de ação.

Antes que eu entrasse no mundo da comunicação e publicidade, não acreditava que o uso de figuras públicas, youtubers, celebridades e artistas me fizessem optar por uma marca A, ao invés de uma marca B. Se você pensa dessa forma, vai descobrir que essa estratégia funciona sim, e pasme, muito bem! Tudo é uma questão de inconsciente, lembra?

E isso não acontece apenas porque essas figuras são muito simpáticas ou conhecidas, mas por uma série de fatores reunidos. Nossa querida neurociência explica!

Vamos aos fatos: Além de ser necessário que a campanha esteja bem estruturada, que engaje a atenção do consumidor, é preciso pensar muito bem na hora de escolher a pessoa que irá representar a marca nas campanhas da empresa. Isso porque esta personalidade irá gerar uma resposta de condicionamento com a marca. Calma, eu explico!

A celebridade atua como um estímulo emocional positivo para o espectador, e normalmente carrega consigo uma série de atributos e percepções agradáveis ao grande público. Por outro lado, o produto ou marca anunciados, num primeiro momento, são considerados estímulos neutros, com baixo ou nenhum apelo emocional.  Quando uma celebridade entra em cena, apresentando a marca ou produto e dando seu reconhecimento, ocorre no cérebro do espectador uma “união” entre estes dois estímulos, de forma que os atributos, valores e percepções da celebridade acabam sendo transmitidos para o produto ou marca em questão. Este é um exemplo de resposta de condicionamento, quando atribuímos a um estímulo inicialmente neutro (neste caso a marca ou produto) um valor emocional vindo de um segundo estímulo emocionalmente relevante (neste caso, a celebridade). Lembrando que tudo isso ocorre no âmbito do inconsciente!

Atente apenas para uma coisa, a questão não é só de dentro para fora, mas de fora para dentro também. Pense no objetivo da sua campanha, o produto/serviço que está sendo anunciado, seu público-alvo, o momento vivido por ele, e aí sim escolha a celebridade que possa transmitir da forma mais eficiente os valores que sua marca deseja passar para o público!

Um estudo realizado pela Forebrain, mostrou como o uso de determinadas celebridades é capaz de impactar as respostas implícitas do consumidor. Esse estudo foi feito a partir da análise de filmes publicitários pertencentes ao banco de dados do BRAIN, através do uso de EEG (Eletroencefalograma) e eye-tracking com os participantes.

Os resultados, como sempre reveladores, podem ser acessados por você, é só entrar em contato com a gente. Se preferir, baixe um case exclusivo do estudo clicando aqui. =)

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