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Por que é importante investir em Branding?

Se você acompanhou as últimas semanas do blog, tenho certeza de que já está sabendo muito mais sobre branding do que achava que tinha para saber, né? Diante de todas as coisas que discutimos, queria relembrar um ponto fundamental quando este é o assunto.

Para começar, as marcas precisam entender que o branding definido por elas, é percebido de diferentes maneiras por seus consumidores. Nesse contexto, lembra que falamos sobre uma tal rede associativa? A Neurociência mostra que nosso cérebro constrói uma rede de associações, que relaciona conceitos, atributos, valores e experiências a uma determinada marca. É necessário que as empresas tenham em mente esse processo para que construam uma identidade realmente forte e condizente com aquilo que desejam.

Pensando nisso, todo detalhe, desde a comunicação na TV e valores de marca, até a experiência no ponto de venda e atendimento ao cliente, definem uma estratégia de branding – e não é só isso. Pode ser meio preocupante quando você se dá conta de todos os detalhes em que precisa trabalhar, mas os resultados são surpreendentes, principalmente quando a estratégia for percebida pelo consumidor e bem amarrada em sua mente.

Nesse contexto, entender a mente do consumidor pode te ajudar a construir melhores estratégias de branding! Separei para você os 4 principais benefícios desse casamento.

Reconhecimento: Lembra que no meu texto anterior falei que o primeiro passo no nosso processo de tomada de decisão inclui identificar as opções? Pois é, se você possui uma estratégia consistente, sua marca passa a ser familiar ao público e, assim, fica mais fácil os consumidores escolherem comprar os seus produtos/serviços.

Destaque da concorrência: Esse ponto eu diria que é crítico! Ser capaz de se sobressair na multidão de opções que o consumidor possui é sempre importante. Hoje em dia, com a internet, mesmo empresas pequenas passam a competir com marcas do mundo inteiro. Você não quer ser só mais um, certo?

Referências: As pessoas adoram indicar as marcas que elas gostam para os outros. Uma marca forte consegue ser referenciada, mas se as pessoas não pensam ou se lembram da sua, fica mais difícil ela ser indicada. Você mesmo, provavelmente, prefere optar por uma marca que veio por indicação, acertei?

Gera Valor: Possuir uma marca consistente, reconhecida e respeitada adiciona um valor para a sua empresa que está além dos bens materiais. É só pensar em marcas que possuem um branding forte e bem definido, como Coca-Cola ou Apple. Essas marcas valem muito mais do que apenas seus produtos ou suas fábricas, concorda?

Esses são apenas alguns dos benefícios de curto e longo prazo que a estratégia de Branding baseada no estudo do comportamento do consumidor pode te proporcionar! Quando você entende o que a sua marca significa para o seu público, você consegue ser muito mais assertivo em seu posicionamento. Lembre-se que é fundamental entender a experiência que a sua marca oferece, de forma consciente e inconsciente. Uma marca forte e bem posicionada não nasce do dia para a noite. É preciso planejamento e conhecimento para colher todos os frutos que o Branding pode te dar!

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