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Prêmio Nobel de Economia e Neurociência.

A divulgação do ganhador do prêmio Nobel de Economia, mostrou que o conceito definido como Economia Comportamental é cada vez mais importante para os profissionais de marketing e economia de uma maneira geral.

O prêmio deste ano foi concedido ao acadêmico norte-americano Richard H Thaler, professor da escola de negócios da Universidade de Chicago e um dos autores do livro “Nudge – O empurrão para a escolha certa”. A proposta dele é bem simples, ele diz que por trás das decisões tomadas pelas pessoas, existe todo um processo psicológico e inconsciente.

Nós já falamos por aqui sobre a teoria do Sistema 1 x Sistema 2, proposto por Daniel Kahneman, se lembra? Essa teoria, comprovada a partir de diversos estudos e pesquisas, conta um pouco sobre como funciona nosso sistema cerebral na maior parte do tempo, e isso envolve também nossas tomadas de decisão. O sistema 1 é aquele que funciona a maioria do tempo, mais rápido e dirigido pelo inconsciente, emoções e associações; o sistema 2, por outro lado, é mais consciente e exige tempo para raciocínio.

Geralmente, em processos de tomada de decisão que não exigem muita deliberação e raciocínio (a maioria) fazemos uso do sistema 1, do inconsciente. O estudo de Kahneman, inclusive, influenciou muito o de Richard Thaler.

O que o ganhador do Nobel desse ano propôs, afinal, é a importância do conceito de que “O estudo da economia depende da compreensão do comportamento humano”. Em alguns dos seus estudos ele descobriu que muitas decisões econômicas feitas por nós não consideram todas as alternativas, isso por conta do inconsciente!

É aí que entra o conceito de Economia Comportamental. Esse conceito é contrário às crenças da economia clássica, já que traz à tona a questão de que, ao escolhermos marcas, serviços e produtos, somos totalmente influenciados pelo inconsciente, ou seja, aspectos cognitivos, emocionais, sociais e psicológicos. Percebe a importância crescente desse tema? Clicando aqui você pode ver alguns estudos que mostram como esse conceito acontece na prática.

Para entender mais sobre como funciona a tomada de decisão de seus consumidores e até a percepção de valor deles com relação a sua marca, é necessário entender assuntos que se relacionam com comportamento inconsciente e a mente humana. Se precisar de ajuda, conte com a gente!

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