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Será que seu produto dá água na boca?

Recentemente, a marca de chocolates Kit Kat declarou que estaria trazendo para o Brasil uma edição um tanto quanto inusitada: uma versão cor-de-rosa do chocolate. Já imaginou?

kitkat

Outras empresas já lançaram produtos no mercado que jamais poderíamos imaginar, como é o caso de Cheetos quando lançou um hidratante labial com sabor de salgadinho – Cheetos Lip Balm.
cheetos

Todos esses exemplos levantam uma reflexão importante: você, antes mesmo de experimentá-los, teve suas primeiras impressões, certo?

Isso acontece porque aspectos como a visão podem influenciar na primeira impressão que temos de um alimento, produto ou embalagem. Sendo assim, grande parte do desejo em consumir um alimento pode depender da sua aparência e, portanto, de seu apelo visual e apetitivo.

É aqui que entra o appetite appeal, que se refere a uma resposta emocional implícita fisiológica. Esse evento pode ser visto como a indução de um estado de desejo natural. De forma evolutiva, nosso cérebro aprende que os alimentos nos trazem prazer e, a partir desse aprendizado, passamos a sentir esse desejo ao visualizar os alimentos, antes mesmo de seu consumo.

Desse modo, a forma como um alimento é apresentado visualmente pode influenciar nesta expectativa e, consequentemente, modificar as escolhas e os comportamentos dos indivíduos. Isso se aplica também a produtos, é claro. Para entender se o produto é capaz de gerar essa resposta de appetite appeal é possível utilizar uma metodologia chamada de salivação.F

Essa metodologia é capaz de mensurar a variação do volume de salivação do consumidor diante de estímulos relacionados aos produtos. Essa variação indica o grau de apelo apetitivo (appetite appeal), revelando se certos aspectos do produto são capazes de provocar desejo no público.

Vamos a um exemplo prático? Certa vez, um de nossos clientes, nos procurou com a seguinte proposta: precisamos avaliar diferentes versões de embalagens e escolher o modelo mais eficiente para o reposicionamento de uma de nossas marcas.

Através da salivação, foi possível identificar, dentre as opções de embalagens do nosso cliente, a que apresentava maior resposta de salivação, ou seja, aquela que provocava um maior desejo ao ser visualizada e que poderia favorecer a marca no ponto de venda.

Esse é um (dos muitos) questionamentos que podem ser respondidas através da salivação! Se você quiser saber mais sobre essa técnica, pergunte a um de nossos especialistas.

 

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