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Estimular os sentidos é aproximar o consumidor!

Precisamos falar cada vez mais sobre ações de marketing focadas em multissensorial.

Por aqui, nós já falamos algumas vezes sobre como estímulos multissensoriais são poderosos para o marketing, em diversos sentidos, desde aproximar o consumidor e criar experiências até gerar um relacionamento mais próximo entre marca e público-alvo.

No início deste mês, me deparei com uma campanha de “primeiro de abril” do Burger King que me fez refletir sobre as diversas maneiras que essa abordagem multissensorial pode ser explorada e os benefícios que uma marca consegue a partir dessa estratégia.

Para quem ainda não viu, a peça do Burger King, divulgada em suas redes sociais, é composta por uma imagem de um de seus mais populares sanduíches, com um efeito de fumaça representando o cheiro e o calor do lanche que acaba de ser preparado. Na publicação, a marca fala que este é “o primeiro post com cheiro de verdade”.

A peça criada pela DAVID, explorando a ideia de criar um anúncio “com aroma” pode ter sido idealizada apenas como uma brincadeira do dia da mentira, mas tem aspectos multissensoriais em sua construção que possuem um impacto benéfico para a marca anunciante, e para outras que venham a decidir explorar esse mundo multissensorial.

Para entender como esse tipo de ação impacta o consumidor e porque pode possuir alto impacto, é aí que entra neurociência do consumo!

Um estudo da Universidade de Washington em parceria com a Brigham Young University, demonstrou que ao utilizar na comunicação sentidos mais próximos ao consumidor (tais como os sentidos de paladar e tato), em comparação com sentidos mais distantes (como a visão e audição), campanhas de marketing foram capazes de gerar um movimento de aproximação mais rápido por parte dos consumidores.

Para a construção dessa pesquisa, foram considerados como sentidos mais distantes aqueles que podemos vivenciar mais longe do corpo, como por exemplo observar algo a distância. Por outro lado, foram considerados como sentidos mais próximos aqueles que precisamos ter contato ou proximidade para viver a experiência, como tocar em um produto ou comer um hambúrguer.

Os pesquisadores testaram nesse estudo como a descrição de reviews de restaurantes com ênfase em sentidos mais próximos (com o texto voltado para a descrição dos aromas e gostos a serem experimentados), ou focado em sentidos mais distantes, (como detalhes do ambiente e dos sons), impactavam na predisposição dos participantes em fazer uma reserva para visitá-lo.

De maneira bem-sucedida, os pesquisadores demonstraram que direcionar a comunicação para uma abordagem e sentidos mais próximos foi capaz de gerar uma resposta de mais rápida aproximação por parte do consumidor!

Nesse contexto, em um mundo de extrema competição entre comunicações e marcas, um reforço multissensorial que aproxime ainda mais e mais rápido o seu consumidor é uma preciosa estratégia.

Em resumo: tudo isso mostra que o impacto multissensorial vai muito além da experiência física que seu consumidor possui da sua marca ou de se produto. Estimular os sentidos do seu consumidor, inclusive na própria comunicação, é uma estratégia inovadora e capaz de trazê-lo ainda mais próximo à sua marca.

Quer saber mais sobre como suas ações multissensoriais estão performando? Fale com um de nossos especialistas!

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