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Como a experiência tátil influencia na decisão de compra.

Entender as reais necessidades e motivações do seu público é o ponto inicial de qualquer planejamento e estratégia de marketing, certo? Diante disso, entra em cena o tão escutado processo de decisão de compra, modelo responsável por compreender o consumidor antes, durante e depois de realizar alguma compra.

Considerando o comportamento do consumidor no momento decisivo da compra, já se sabe que seu inconsciente (assim como em qualquer decisão tomada por ele no dia a dia) é muito mais utilizado do que podemos imaginar (lembra do Sistema 1 x Sistema 2?). Com os estudos desenvolvidos em cima desse tópico, já foi comprovado que a maioria das compras são realizadas por impulso e decididas no próprio ponto de venda. Unindo essas duas informações, você deve estar se perguntando: o que faz com que o meu consumidor escolha inconscientemente determinado produto?

Foi pensando nisso que pesquisadores da Universidade de Bocconi e Innsbruck descobriram como as nossas mãos podem nos levar a escolher certos produtos no momento da compra! Parece loucura, mas me acompanha aqui que você vai ver como esse post te ajudará a ter insights capazes de motivar as ações dos seus consumidores.

Através de diferentes experimentos, os pesquisadores sugeriram que objetos que nós estamos segurando no momento da compra influenciam o que vamos comprar, em alguns casos. Isso acontece porque o objeto que está em nossas mãos, além de ser familiar para nós, ativa a representação conceitual desse objeto e facilita o processamento visual e a escolha de produtos vistos da mesma forma e tamanho que o objeto em nossas mãos. Vamos imaginar uma situação?

Pense que você está no mercado a procura de um chocolate. Você roda de cá, roda de lá, até que se depara com uma prateleira cheia de marcas e opções a serem avaliadas. Segurando o seu celular em suas mãos, você decide, inconscientemente, levar um chocolate A com um formato mais parecido com o do seu celular (sem nem saber). E adivinha porquê? Você ficou, significativamente, mais propenso a escolher o chocolate A, pois ele era mais semelhante a forma do objeto (neste caso, o celular) que estava na sua mão. Por isso que, a probabilidade de você escolher o chocolate A, mais retangular e comprido, ao invés de um chocolate B, menor e quadrado. Fantástico né?

Agora, além de compreender melhor como a experiência tátil pode influenciar na decisão de compra do seu consumidor, você já sabe que nós somos mais propensos a escolher produtos que tenham a forma de objetos do nosso dia a dia, como celular e carteira, por exemplo. É claro, essa é apenas uma das diversas possibilidades existentes na hora da decisão de compra. Sendo assim, pensar na criação de embalagens e estratégias que seduzam o shopper no ponto de venda ficou um pouco mais fácil. Gostou da dica? Comente aqui embaixo 😉

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