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O impacto das celebridades na comunicação publicitária

Comunicar uma mensagem de maneira efetiva para seu consumidor é uma tarefa que requer sensibilidade, criatividade, técnica e, acima de tudo, grande conhecimento dos desejos mais profundos, preferências e necessidades do seu público alvo. Cada elemento utilizado na criação de uma campanha publicitária pode influenciar o comportamento dos espectadores, o problema é que esse impacto nem sempre é positivo.

Atualmente, as campanhas publicitárias são avaliadas principalmente por pesquisas tradicionais, que acessam apenas as informações disponíveis no consciente do consumidor. Além disso, a avaliação geralmente é feita após a veiculação da campanha, quando milhões já foram gastos… vamos concordar que esta não deveria ser considerada a melhor opção?!

Pensando em como prever o impacto da utilização de celebridades em campanhas publicitárias, pesquisadores de neurociência realizaram um estudo com 26 mulheres. Durante o estudo, as participantes tiveram que observar fotos de modelos, que poderiam ser celebridades ou não. Alguns instantes após a apresentação da modelo, aparecia ao lado da imagem um par de sapatos.

Os consumidores transferem os sentimentos que têm em relação às celebridades diretamente para o produto anunciado.

Os resultados mostraram que quando as mulheres observavam a foto do sapato juntamente com a celebridade, havia maior ativação de uma região cerebral chamada Córtex Orbitofrontal Medial (mOFC), que é responsável pela associação entre estímulos neutros e afetivos. Curiosamente, de acordo com o relato verbal das participantes, as duas imagens não foram percebidas de maneira diferentes, o que torna evidente que o impacto da campanha ocorreu no nível inconsciente das participantes. Em outras palavras, os consumidores transferem os sentimentos que têm em relação às celebridades diretamente para o produto anunciado. Esta transferência influencia a maneira como o produto é percebido e contribui para uma maior (ou menor) conexão entre a marca e seus consumidores.

O estudo reforça que celebridades são mais eficazes que não-famosos em campanhas publicitárias, mas não se engane, o desempenho de uma campanha não depende exclusivamente do impacto de cada elemento, que pode variar de acordo com inúmeros fatores.

As análises de neurociência são capazes de avaliar o efeito de elementos isolados e de estratégias de comunicação como um todo, sobre o inconsciente do consumidor. Os resultados que estas análises fornecem podem ser utilizados para análises precisas de campanhas que estão sendo veiculadas e também para guiar a criação de campanhas novas. Quer saber mais sobre as possibilidades de análise que a neurociência oferece? Então conheça nossas soluções para Marketing e Comunicação!

Fonte: Journal of Economic Psychology

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