11 3569-9844 | 21 2533-2961

Como entender as motivações do seu consumidor? Pergunte à saliva!

Sabe quando você encontra aquela pessoa super bonita e sente o seu coração acelerar e as suas bochechas esquentarem? Esta é uma resposta comum a emoções fortes, que alteram o funcionamento do nosso corpo de forma visível. Nós, seres humanos, processamos estímulos o tempo todo e cada um desses estímulos é capaz de gerar uma alteração fisiológica. No entanto, estas respostas podem ser muito sutis e as vezes só podem ser percebidas com ajuda de aparelhos específicos.

Para profissionais de marketing e de desenvolvimento de produtos, entender as alterações que ocorrem no corpo dos consumidorres quando eles são expostos a marcas e produtos – o que chamamos de indicadores biométricos – é uma ferramenta excelente para que os desejos e preferências do consumidor sejam entendidos de maneira mais profunda.

Uma das técnicas de neuromarketing utilizada para avaliar essas alterações é a análise bioquímica da saliva, que nos permite medir os níveis de anticorpos, hormônios e pequenas proteínas. Dentre os indicadores mais estudados, podemos destacar o hormônio cortisol e um anticorpo chamado de imunoglobulina A (IgA). O cortisol é considerado o hormônio do estresse e está associado a estados afetivos negativos e traços de personalidade neurótica. A IgA é responsável pela defesa das mucosas do nosso organismo e está relacionada a situações de relaxamento, estímulos agradáveis e até mesmo ao riso.

Um exemplo interessante da maneira como podemos medir as emoções através da saliva é um estudo publicado na revista Journal of Behaviour Medicine, que analisou os índices de IgA em coristas amadores que praticavam o canto regularmente. Os resultados associaram o alto nível de afeto positivo (experiência de emoções agradáveis como alegria, felicidade, entusiasmo e contentamento) à elevada secreção de IgA na saliva dos coristas, levando à conclusão que cantar de fato deixa as pessoas mais felizes. Além disso, os altos índices de IgA contribuem para uma melhor defesa do organismo, ou seja, quem canta, realmente seus males espanta!

Muitos outros indicadores biométricos têm sido estudados, mostrando como podemos analisar o comportamento do nosso consumidor através de ferramentas precisas e inovadoras, que estão disponíveis para auxiliar profissionais das mais diversas áreas. Agora podemos entender mais sobre os consumidores e o que os motiva ou desmotiva e, para isso, só precisamos de algumas gotinhas de saliva.

Fonte: Journal of Behaviour Medicine

Deixe um comentário

© Forebrain. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Inbound