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O que é Neuromarketing e onde aplicar?

Todos sabem que o grande desafio dos profissionais de marketing e publicidade na atualidade é: obter resultados cada vez melhores, gastando cada vez menos, em um mercado cada vez mais competitivo.Para ajudar nesse desafio, surge o Neuromarketing, que te ajuda a repensar estratégias, desenvolvendo ações mais inteligentes e eficientes. Mas o que é Neuromarketing? Particularmente, gosto muito da definição utilizada no livro “Neuromarketing for Dummies” (recomendo a leitura!), de Stephen J. Genco. Sendo assim, Neuromarketing pode ser definido como qualquer marketing ou pesquisa de mercado que utiliza os métodos e técnicas da neurociência, psicologia social ou economia comportamental, ou é informado pelos resultados e insights oriundos dessas áreas. Ou seja, o Neuromarketing, como tantas outras pesquisas, busca ajudar uma empresa a direcionar melhor seus investimentos de publicidade e marketing, visando um maior retorno desse investimento. E como são feitas as pesquisas de Neuromarketing? Os estudos desenvolvidos nessa área utilizam diversas metodologias que buscam entender o comportamento implícito do consumidor, através de resultados que não podem ser verbalizados, como sua atividade neural, seus batimentos cardíacos, o movimento de seus olhos, entre muitos outros. O tipo de técnica empregada irá depender do tipo de resposta que a empresa busca e do estímulo que será avaliado, visto que um comercial de TV é algo bem diferente de um produto de limpeza, por exemplo. Agora, quais são os tipos de metodologias utilizadas no Neuromarketing? De uma maneira geral, podemos dividir os métodos usados em três grandes grupos:

Os que medem a atividade cerebral de maneira direta, ou Neurométricos: Existe mais de uma técnica para avaliar a atividade do cérebro e as mais comuns são as que registram a atividade metabólica (como a Ressonância Magnética Funcional) e as que registram a atividade elétrica (como o EEG). De uma maneira geral, o EEG é o mais empregado por ser mais barato e ter maior precisão temporal. Esse tipo de metodologia precisa da supervisão de um especialista, e pode ser aplicado para muitos assuntos relacionados com comunicação, com destaque para vídeos, como comerciais de TV, tracking de campanhas publicitárias, vinhetas, etc;

Os que medem a atividade cerebral de maneira indireta, ou Biométricos: Esses irão medir as respostas fisiológicas do corpo, como contrações musculares (EMG), sudorese da pele, expressão facial, batimentos cardíacos, pupilometria, entre outras. Algumas fornecem resultados de valência, se é agradável ou não, enquanto outras entregam resultados de intensidade, se foi muito agradável, por exemplo. Essas técnicas podem ser aplicadas para responder uma grande variedade de perguntas, e se destacam em testes de uso e percepção com produtos dos mais diferentes setores;

Comportamentais: Aqui entram testes de comportamento e com base em conhecimentos de economia comportamental e psicologia social, como o Teste de Associação Implícita, o Jogo do Leilão, ou o monitoramento do olhar, como o Eye-Tracking. Esses testes costumam ser relativamente mais baratos e fáceis de implementar e interpretar. Em geral, são aplicados para entender e responder perguntas sobre escolhas, preferências e tomada de decisão.

Todos esses tipos de metodologia podem se complementar, dependendo da pergunta ou resultado que se busca encontrar, como, por exemplo, associar o EEG e o Eye-Tracking. Por isso é tão importante buscar um especialista para te indicar qual a metodologia irá te ajudar melhor! Espero ter esclarecido melhor como funciona o mundo das pesquisas de Neuromarketing. Mas, se ficar com alguma dúvida, não deixe de escrever para nós!

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