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Relembrando 3 dicas de Neuromarketing para aproveitar na Copa

Desde o fim de 2017, a publicidade vem investindo grande parte de seus esforços em uma temática: a Copa do Mundo. E depois de tantos preparativos e uma grande expectativa, hoje começa esse evento que move milhões: de pessoas e de reais.

Pensando nisso, e pensando em todos os outros textos que já fizemos sobre o tema, resumi para você alguns fenômenos importantes do ponto de vista do Neuromarketing para serem lembrados quando o assunto é comunicação durante grandes eventos esportivos, como o que começa hoje! Vamos lá?

1) O que acontece ao associar sua marca a um time ou atleta?

É importante entender como uma marca pode se beneficiar dessa parceria dentro do esporte, especialmente em eventos grandes como a Copa do Mundo. Neste texto foram apresentados dois conceitos que fazem toda a diferença: o BIRGing e CORFing.

Esses dois fenômenos sociais nos ajudam a entender o que acontece com o consumidor quando um time vai bem ou mal, respectivamente. O fenômeno de BIRGing diz respeito aquela sensação boa de vitória que sentimos quando um grupo ou um time pelo qual torcemos vence. Ou seja, quando uma marca se associa a um time ou atleta que vence, ela também pode se beneficiar desses sentimentos de aproximação entre consumidor e seleção.

Por outro lado, o CORFing representa um comportamento implícito de afastamento, quando o desempenho de uma seleção ou atleta são negativos, por exemplo, o que pode se refletir na marca. Logo é importante entender esses processos para saber qual a abordagem de marketing mais eficiente para se comunicar com o consumidor em cada momento do evento, sem se prejudicar por um placar ruim.

2) Como moldar uma experiência a seu favor?

Ao investir em grandes eventos, os patrocinadores buscam fortalecer o seu relacionamento com o público, através de experiências positivas e memoráveis que aquele episódio irá proporcionar. Para isso, é importante que a marca se posicione de acordo com o que o evento representa para, desse modo, ganhar os atributos associados àquele evento. Como assim?

No caso da Copa, podemos citar orgulho, superação e excelência, como vimos neste post. O interessante nesse caso é saber exatamente em que ponto sua marca melhor se relaciona com o tema para aproveitar ao máximo todo o envolvimento emocional do público com ele. Não adianta querer se posicionar como algo que não te represente, pois, o efeito não será o mesmo. Sabendo onde focar seus esforços, sua estratégia será muito mais eficiente e quanto mais intensa a emoção, maior a chance de ser lembrado!

3) Saiba como se beneficiar da expectativa em torno de um evento.

O Brasil não é chamado de país do futebol à toa. Logo, em ano de Copa, a expectativa dos brasileiros é grande, mesmo daqueles que não são tão fãs de futebol. Sendo assim, tenho uma boa notícia para você: não importa se você investe no esporte ou não, em ano de Copa do Mundo, todos podem se beneficiar! Isso porque, como mostrado aqui, o contexto em que o consumidor está inserido nesse momento direciona seus recursos visuais, de atenção e compreensão para elementos que remetem a este tema. Ou seja, todo material relacionado à Copa, em ano de Copa, será priorizado pela visão, irá chamar mais atenção e será processado mais facilmente pelo público.

Sabendo disso, você deve estar mais preparado para criar ações eficazes e impactantes durante e depois da Copa. Ficou alguma dúvida sobre como aplicar esses conhecimentos a seu favor? Escreve para nós!

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