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Moodvertising X Advertising

Que hoje os consumidores têm grande poder de barganha dentro da sociedade de consumo, isso a gente já sabe, a grande questão é o que podemos fazer para que, mesmo assim, eles se tornem cada vez mais leais às empresas. Pensando sobre isso e lendo alguns textos que falavam do comportamento do consumidor, acabei me deparando com o termo “Moodvertising”. Você sabe o que é isso? Continua comigo que eu te explico!

O Moodvertising vai além do simples “advertising” (publicidade, em inglês), unindo a propaganda a todo um conjunto que existe em paralelo: a famosa experiência que o consumidor vivencia durante o processo de compra, a presença da marca em sua vida, o seu significado e seus valores. Para resumir: os sentimentos do consumidor, suas sensações e o seu “mood”, ou seja, várias oportunidades de interação que servem como uma poderosa engenhosidade capaz de chamar a atenção e envolver emocionalmente o cliente e a marca. Basicamente, o moodvertising é a peça chave para potencializar resultados.

A gente tem dado um enfoque especial para assuntos ligados à emoção, à criação de experiências e momentos únicos para os consumidores. Mas não menos importante que criar momentos únicos, é entender que a experiência do consumidor é construída pela soma de vários pontos de contato, como ambientação em pontos de venda, processo de compra, pós-venda, etc.

Como exemplo, trazemos o investimento que muitas marcas têm feito em seus pontos de venda. Não só a decoração é feita com objetivo de transmitir a essência da marca, mas os cheiros e até mesmo os sons são minuciosamente pensados para provocar o consumidor e para influenciar a associações da marca ou de produtos a certos atributos (a famosa identidade da marca). Essas associações, quando bem realizadas, são capazes de influenciar a criação de laços emocionais e de fortalecer a memorização dos clientes com relação às empresas.  E, convenhamos, todo mundo quer ser amado e lembrado pelos clientes, não quer?

Todos esses artifícios, que são utilizados com o objetivo de atrair, engajar e fidelizar os consumidores, são capazes de inspirá-los e motivá-los a tomar certas decisões que, sob outras influencias, talvez não fossem tomadas… Tudo por causa das associações!! Um exemplo prático disso é o cheiro característico criado pela marca Sundown para seus protetores solares, que na mente dos consumidores acaba sendo associado à praia, férias, ou seja, momentos de relaxamento que despertam emoções positivas e aproximação.

Outra empresa que já se ligou no Moodvertising é a Nestlé, que está estudando o investimento em áudio para propagar a identidade da marca. Por crer que a música emociona, a empresa está com projetos de criar uma playlist no Spotify com músicas associadas ao conceito da marca, envolvendo e engajando seus consumidores

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Atualmente, vivemos uma economia da experiência (para saber mais, leia nosso post a Era da Experiência), e as empresas estão tentando se adaptar a essa nova realidade de comunicação que abrange não só uma diversidade de plataformas como também consumidores com necessidades cada vez mais transformadas pela multiplicidade de aplicativos e tecnologias existentes.

Quer saber mais sobre como desenvolver estratégias que engajam seus consumidores? Então dá uma olhadinha no nosso site e tenha acesso a metodologias que te ajudam a analisar como o investimento em estímulos sensoriais potencializam os seus resultados!

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