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O poder do Product Placement

É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em product placement, isso porque aqui no Brasil (e em outros países do mundo) ele não é nem de longe uma estratégia nova. Muito pelo contrário, aqui no nosso país ele é utilizado há bastante tempo, mas a pergunta é: será que as estratégias de product placement são realmente bem trabalhadas?

Essa pergunta é muito importante porque hoje existe todo um cenário em volta dele. Pensa comigo, muito se fala em atenção atualmente, por conta do advento tecnológico. Um grande desafio para as empresas hoje gira em torno do fato de que em momentos de breaks na TV, por exemplo, é necessário batalhar muito contra o celular dos espectadores, que aproveitam esse momento para dar um check em suas redes sociais. Diante deste cenário, estratégias de product placement são muito bem-vindas.

Mari, mas afinal, o que é mesmo product placement? Nada mais é do que inserir um produto ou uma marca durante programas de entretenimento (vale lembrar que é importante que seja de maneira fluida). Sabe quando você está assistindo um programa e de repente o apresentador fala de uma marca X? Esse é um exemplo bem prático de uma estratégia de product placement.

Mas convenhamos que hoje em dia é essencial mensurar os resultados de uma ação para poder ter certeza de que investir nela é o ideal. E isso vale para o product placement. Mas como podemos medir o real impacto desta estratégia?

Existem diversas metodologias que são capazes de avaliar o impacto que uma estratégia de product placement causa no espectador. Uma delas é o TIA, ou Teste Implícito de Associação, que através de um formato de “jogo” dinâmico identifica, por meio do tempo de reação do participante, o quanto, no caso de uma estratégia de product placement, os valores do programa no qual o produto está sendo anunciado tem de fato a ver com o produto, ou o quanto a celebridade que anuncia o produto combina com ele. E tudo isso de maneira implícita, rápida e inconsciente.

Um exemplo real de mensuração da estratégia de product placement foi a pesquisa realizada pelo canal britânico Channel 4. O estudo mostrou que existe como mensurar as mudanças de percepção implícitas e inconscientes dos espectadores antes e depois de uma ação de product placement. Na pesquisa foram testados dois grupos, o primeiro que havia assistido o programa com a estratégia de product placement (que naquele caso, era a inserção de uma marca de alimentos em um programa renomado de culinária) e o segundo que assistiu um trecho do programa sem essa estratégia. O que a pesquisa mostrou? Que os consumidores que haviam assistido o programa com inserção do produto, relacionavam o mesmo com os conceitos do programa e do apresentador em questão. Isso mostra que ao inserir o produto em determinado conteúdo, há uma transferência dos valores do programa e das celebridades envolvidas para o produto, o que pode ser muito estratégico para a marca.

Esse resultado nos mostra claramente que se você insere sua marca da maneira certa, no programa certo e com a celebridade certa, suas chances de ser lembrado (e bem lembrado) pelo espectador/consumidor aumentam! Vale lembrar também que, na maioria das vezes, a atenção dos espectadores está voltada para o programa. Perfeito, né?

Se quiser saber qual é a melhor estratégia para seu product placement ou como testá-lo, entre em contato com a gente 😉

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