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Emoções na palma da mão: como entender os desejos dos consumidores

Interpretar as emoções dos outros é por si só uma tarefa complexa, e em uma época tão individualista como a nossa, em que as pessoas parecem estar cada vez menos inclinadas a compartilhar seus sentimentos, essa tarefa se torna ainda mais árdua. Não bastando esse caráter reservado com o qual as pessoas tratam suas emoções nos dias de hoje, os avanços nas áreas de psicologia e neurociências indicam que, de maneira geral, nem nós mesmos conseguimos acessar ou entender grande parte dos nossos sentimentos.

Mas e se eu dissesse que a resposta para entender os sentimentos e desejos mais profundos das pessoas pode estar literalmente na palma de suas mãos? Ou melhor, na palma das mãos dos seus consumidores? Tão importante quanto entender se o consumidor gosta ou não gosta de sua marca, produto, ou da maneira como você se comunica, é entender a intensidade das emoções geradas por suas estratégias de marketing.

Voltando à palma da mão dos consumidores, a técnica de resposta galvânica da pele, também conhecida como atividade eletrodérmica, ou simplesmente sudorese, é uma das opções ideais para responder a essa pergunta e, apesar do nome aparentemente complicado, essa técnica é muito simples, tanto em seu princípio, quanto em sua execução.

Nosso corpo possui cerca de três milhões de glândulas sudoríparas, as glândulas responsáveis pela produção de suor. A maioria delas está localizada na testa, nas bochechas, nas palmas e dedos das mãos e também na sola dos pés. E agora, você deve estar se perguntando, mas o que o suor tem a ver com a intensidade emocional ou com os meus consumidores? Calma, eu explico:

A função primária do suor, que é de conhecimento geral, é resfriar o nosso corpo. Assim sendo, quando está muito calor ou o nosso corpo atinge uma determinada temperatura – quando praticamos algum esporte, por exemplo – começamos a suar. O que poucos sabem, é que algumas glândulas sudoríparas, localizadas na palma das mãos e na sola dos pés, não são controladas pela temperatura, mas sim, pelo nosso sistema nervoso simpático, sendo ativadas quando somos emocionalmente estimulados, e de maneira proporcional à intensidade do que estamos sentindo. Isso mesmo, quanto mais emocionado você fica, maior é a quantidade de suor produzido na palma das suas mãos e na sola dos seus pés.

 

Ilustração dos eletrodos utilizados para monitorar a sudorese dos participantes.
Ilustração dos eletrodos utilizados para monitorar a sudorese dos participantes.

O suor liberado acaba alterando a capacidade que nossa pele tem de conduzir correntes elétricas e é justamente o aumento dessa capacidade que conseguimos detectar e quantificar. Aqui na Forebrain, nós coletamos essas informações através de um pequeno aparelho que é posicionado no braço dos participantes das nossas pesquisas, como se fosse um relógio de pulso, e dele saem dois eletrodos que são colocados nos dedos do participante. Através desses eletrodos, que são muito sensíveis, conseguimos coletar os dados que indicam a intensidade emocional gerada por diversos estímulos, mesmo quando a sudorese não pode ser percebida pelos participantes.

A resposta para a intensidade das emoções geradas por seus produtos e campanhas publicitárias está nas mãos do consumidor, mas as ferramentas para desvendar essas emoções e conquistar o coração das pessoas pode estar nas suas. Quer saber mais sobre esta e outras técnicas de neuromarketing? Conheça o nosso site e entre em contato com a Forebrain!

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